O candidato a deputado federal e ex-diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Francisco Navarro (Podemos), e o candidato a deputado estadual e ex-secretário da saúde de Aracaju, Luciano Paz (Podemos), visitaram recentemente a obra do Hospital do Amor, em Lagarto, na região Centro-Sul do Estado. A unidade vai atender pacientes com câncer e também vai ofertar serviços de imagens para diversos municípios sergipanos.

A unidade hospitalar, gerida pelo Hospital do Câncer de Barretos, teve suas obras iniciadas em junho de 2020. O hospital recebeu mais de 70 milhões em emendas, sendo 17,360 milhões em 2020, cerca de 24 milhões em 2021 e mais de 29,7 milhões este ano. A primeira etapa entra em funcionamento até dezembro de deste ano (ambulatório, quimioterapia, radioterapia e radiologia intervencionista). A estimativa é que o atendimento inicial seja de 700 pessoas por dia. Quando estiver pronto, estima-se que o atendimento aumente para  2 mil pessoas por dia.

Luciano Paz aprovou a qualidade e o andamento da obra. ” É incrível o que a gente vê. Quando se tem vontade e competência, as coisas acontecem. O Hospital do Amor, em menos de dois anos, já tem a obra quase concluída. No Estado, o hospital do câncer já se arrasta há mais de 10 anos e já está fazendo a segunda terraplanagem. Nesse período, segundo dados do Ministério da Saúde, morreram mais de 15 mil pessoas com neoplasia (tumores) em Sergipe”, chamou atenção.

O Hospital do Amor contará com cerca de 150 casas de apoio, pista de pouso para aviões de pequeno porte e centro de imagens, ofertando exames de tomografia, ressonância, ultrassom e radiografia para municípios do Vale do São Francisco. O Hospital do Amor de Lagarto tem projeção de crescimento para os próximos oito anos e será referência no tratamento de câncer na região Nordeste. A área total do terreno é de 61 mil metros quadrados.

Para Navarro, o hospital é um exemplo de obra realizada em tempo hábil, que vai atender milhares de pessoas. “Um exemplo de construção feita com qualidade, agilidade, competência e o que é melhor, que vai ofertar atendimento com dignidade para todos os pacientes que necessitarem, que hoje estão sem atendimento adequado. Lamentavelmente muitos já morreram por falta de atendimento apropriado devido a falta de sensibilidade e prioridade do poder público. Esse deve ser o padrão e a finalidade de toda obra pública. Estou muito feliz em ver a construção do Hospital do Amor, tão importante para o nosso Estado, garantido o que há de melhor neste setor para todos”.

Fonte: assessoria