Na coletiva 1

Será às 11h, no Hotel Classic, a entrevista coletiva que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) concederá à imprensa. Anunciará apoio a Lula (PT) para presidente, Rogério Carvalho (PT) para governador e Valadares Filho (PSB) para o Senado. JB não será candidato a deputado estadual como chegou a ser cogitado. Ficará na coordenação da campanha de Lula em Sergipe.

Na coletiva 2

Rogério Carvalho e Valadares Filho já participarão da coletiva de Jackson. A conversa decisiva de JB com Rogério ocorreu na manhã desta segunda-feira, quando foi batido o martelo de que o apoiaria, indicando o seu vice e sendo o coordenador da campanha de Lula.

O vice 1

Inicialmente o nome do MDB para vice de Rogério foi o do empresário Emanuel Oliveira, dono do Shopping Prêmio, de Nossa Senhora do Socorro. Ele não aceitou, por não querer misturar negócios com política.

O vice 2

Depois foi colocado o nome do ex-prefeito de Aracaju, João Augusto Gama, que não podia ser candidato por fazer parte de um conselho, portanto, sem desincompatibilização do cargo previsto na legislação eleitoral. Chegou-se ao nome do seu filho, o empresário Sérgio Gama, 44 anos, que foi o suplente de Jackson quando disputou o Senado em 2018.

O vice 3

Sérgio Gama está fazendo um curso fora e só chega a Sergipe no próximo sábado (30), quando passará a integrar a pré-campanha como vice. Na semana que vem – antes da convenção do PT/PSB/PCdoB/PV/MDB/SD, no dia 5 de agosto – haverá um ato para o lançamento da sua pré-candidatura como vice por indicação do MDB, presidido por Jackson Barreto.

Coluna Rita Oliveira – 26 de julho 2022