Em seu plano de governo, o candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto (PDT), traz uma série de compromissos voltados à garantia da qualidade do ensino na rede pública municipal. Entre eles, a construção de novas escolas, além da reforma e ampliação de unidades e a melhoria dos equipamentos, garantindo ambientes mais modernos, confortáveis e funcionais.
“Temos o compromisso de zerar as filas das creches de Aracaju. Sabemos que esta é uma grande necessidade da nossa população. Por isso, iremos reformar e ampliar as unidades escolares que estiverem necessitando de adequações, renovando o mobiliário de todas que estiverem com o parque desatualizado. E vamos, ainda, climatizar 100% das salas de aula da Rede Municipal de Ensino”, afirma Luiz.
A gestão de Luiz Roberto vai dar continuidade ao processo de reforma e/ou ampliação das unidades escolares, entre elas a EMEI Maria Givalda da Silva Santos - Bairro Soledade; EMEF Olga Benário - Bairro Santos Dumont; EMEI Nunes Mendonça - Bairro Atalaia; EMEF Major João Teles de Menezes - Bairro Japãozinho; EMEF Prof. Alcebiades Vilas Boas - Bairro Industrial; EMEF José Conrado de Araújo - Bairro São Conrado; EMEI Áurea Melo/Zamor - Bairro São Conrado (Conj. Orlando Dantas). Além disso, Luiz vai garantir a construção de novas unidades escolares com estruturas adequadas e acolhedoras, nos bairros 17 de Março, incluindo uma no conjunto Mangabeiras; Dom Luciano; Eduardo Dutra; Bugio.
Outra iniciativa será a ampliação do ensino em tempo integral, com a construção e/ou ampliação de mais oito unidades nos seguintes bairros: Getúlio Vargas/Centro - EMEF José Antônio da Costa Melo e EMEI Profª Nelzice Barreto; Ponto Novo - EMEF Presidente Tancredo Neves; Porto Dantas - EMEI Berenice Campos; Areia Branca; Coqueiral; São José dos Náufragos (Povoado 3 Porquinhos); 18 do Forte.
E para preparar os alunos para os avanços tecnológicos e as chamadas profissões do futuro, serão implantados em toda a rede de ensino laboratórios de robótica e makers, integrados aos equipamentos da Escola TECH, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades tecnológicas, inovadoras e criativas.
“Ainda em relação aos investimentos em tecnologia, vamos garantir a continuidade do Programa Escola TECH, implementado nas unidades a serem construídas, a instalação de câmaras de reconhecimento facial, totens para automação da chamada, distribuição de notebooks para os novos alunos da rede e a instalação de painéis interativos, respeitando a recomendação do Conselho de Educação sobre a não exposição a telas para crianças com até três anos de idade”, assegura Luiz.
Foto: Ronald Almeida