Mães solo terão prioridade em políticas públicas sociais e econômicas no governo de Fábio Mitidieri (PSD). Entre as medidas previstas no programa de governo estão mais benefícios como a destinação de maior valor para mulheres chefes de família com dois filhos ou mais, contratação em empresas e acesso a crédito. Os projetos e programas pretendem beneficiar mulheres provedoras de famílias monoparentais que ficaram ainda mais vulneráveis após a pandemia.

Vários indicativos mostram o quanto os recursos focalizados nas mulheres possuem maiores impactos sociais. Segundo dados da Iniciativa de Educação de Meninas das Nações Unidas, quando a renda de uma mulher instruída aumenta, ela investe 90% dessa renda de volta em sua família. Dados do IBGE mostram que famílias nessa situação são especialmente afetadas pela pobreza. Em 2019, a taxa total foi de 55% dessas famílias na situação de pobreza.

Um dos pontos do programa de governo é a criação do selo “Empresa Amiga das Mulheres” para fomentar a empregabilidade feminina e inclusão produtiva, em especial para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, com certificação das empresas que participarem do programa. Além de fomentar o desenvolvimento de programas de estímulos ao empreendedorismo feminino.

De acordo com Fábio, há uma estratégia que reconhece a necessidade imediata de políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres. “Não só respeito como estimulo que nosso governo seja equânime. Há muito o que ser feito e temos um planejamento sério, A maior urgência, sem dúvidas, é combater a violência contra as mulheres, a violência doméstica”, pontua.