O candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), participou, nesta quarta-feira, 19, de uma sabatina promovida por estudantes do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, e apresentou suas principais propostas para fomentar a educação pública do Estado.
Na oportunidade, o escolhido por Lula destacou que começou a caminhada política no movimento estudantil, tendo sido presidente do Centro Acadêmico dos estudantes de Medicina, presidente da Direção Nacional dos Estudantes de Medicina, presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região e presidente da Federação dos Médicos do Estado de São Paulo.
“Parte da minha vida foi dedicado à militância e acho muito importante essa trajetória que tive pois, graças a ela, pude formar uma visão mais aprofundada sobre a importância das linguagens sociais. Porque a militância é, também, uma linguagem no campo de organização social e, quando nos organizamos coletivamente e politicamente, incorporamos a capacidade e potencialidades, tanto do ponto de vista individual quanto no coletivo”, disse.
“O diálogo amplo e acessível possibilitará mudanças na forma de se fazer educação”
Neste aspecto portanto, Rogério defende trazer para o ambiente escolar uma série de debates que contribuam com o desenvolvimento social dos estudantes sergipanos – para além dos projetos de reestruturação e padronização das escolas, passe livre para os alunos, valorização do magistério e definição de um método didático-pedagógico junto à comunidade escolar para se definir estratégias e modelos de ensino.
“A gente precisa trazer para a escola aquilo que o mundo moderno exige da gente. É óbvio que todos precisam conhecer a língua mãe, que é o português, e a língua da natureza, que é a matemática. Mas é preciso conhecer também outras linguagens como a da organização social, da economia, da institucionalidade democrática, do multilateralismo que existe e que nos obrigará, cada vez mais, fazer parte de uma grande aldeia global”, explica.
Dessa forma, Rogério Carvalho diz ser “imprescindível discutir questões que ainda são vistas como tabus, como a sexualidade, o conhecimento do próprio corpo e como conduzir sua vida como homem e mulher ou como a forma que se define”.
“Isso tudo precisa passar por dentro da escola. Mas, para isso, precisamos fazer um grande acordo, através da definição de um novo método didático-pedagógico em que os alunos passam a ser protagonistas e passam a ser atores do seu processo de ensino-aprendizagem”, comenta.
Ampliação do diálogo
Outro ponto bastante defendido por Rogério Carvalho tem relação com a necessidade de se manter um diálogo permanente, transparente e direto com a comunidade escolar. “Mas, além disso, precisamos definir quais campos de linguagens são fundamentais para preparar a nossa juventude para disputar as oportunidades em condições de igualdade”, disse.
“Precisamos de uma escola moderna, avançada e ousada em que as pessoas entendem o mundo e se veem no mundo como atores e sujeitos da construção deste mundo”, acrescenta.
Rogério Carvalho destacou, ainda, que o debate promovido pelos alunos é um “tipo de ação muito importante”. “Isso faz parte daquilo que pensamos e queremos para o futuro de Sergipe para estimular, ainda mais, o debate permanente e o diálogo transparente com todos”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação