Uma caminhada composta principalmente por mulheres, tomou conta das ruas do Centro de Aracaju nesta quarta-feira, 21. Liderada pela candidata a deputada federal, Yandra de André (União), a caravana ‘Força da Mulher’, se uniu ao movimento ‘Elas com Fábio’, para mostrar o potencial político das mulheres.
Yandra falou da importância da participação feminina na política. “Mais da metade da população é formada por mulheres, porém, ainda somos pouco representadas na política. Hoje, apenas 15% das cadeiras da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres. Precisamos mudar este cenário para equilibrar e assegurar a paridade de gênero do Congresso Nacional”, destacou a candidata.
Ao longo das visitas feitas a cada canto do estado em sua campanha, Yandra abraçou demandas populares e femininas. Mesmo antes de ser eleita, Yandra já tem em mente projetos que irá desenvolver no Congresso Federal, para beneficiar mulheres. “Irei lutar pela Casa da Mulher Sergipana, um projeto nosso que tem a intenção de atender e acolher as vítimas de violência doméstica. Tem o Programa Marias que visa facilitar a capacitação e a liberação de crédito para mães empreendedoras. Outra necessidade que notei e vou lutar é a criação de creches em tempo integral”, detalhou.
Outras medidas também foram citadas por Yandra e dizem respeito à relação das mulheres e o mercado de trabalho. “A luta pela igualdade de gênero e a paridade salarial estão entre minhas bandeiras. Além disso, vou viabilizar a criação do Espaço Sergipe Mais Jovem, um ambiente inovador que estimula o aprendizado e a capacitação técnica de nossa juventude”, acrescentou.
A futura primeira-dama de Sergipe, Érica Mitidieri, idealizadora do evento e, engajada em promover a transformação social no estado, falou do projeto de seu esposo, o candidato a governador, Fábio Mitidieri, alegando que ele reconhecerá a importância da mulher e suas demandas específicas. “Conheço de perto a preocupação de Fábio com as necessidades das mulheres sergipanas, sejam na área da saúde, emprego e renda ou na busca por igualdade. Com o apoio de todas e todos aqui, iremos fazer um governo mais sensível às causas femininas. É com vocês que construiremos uma nova realidade”, disse.
Entusiasmadas, diversas mulheres se uniram pelo protagonismo feminino, evidenciando sua força e importância na sociedade. Bárbara Ismerim veio de Pirambu para prestigiar o ato e disse que “essa caminhada representa a força da mulher sergipana e a esperança de que dias melhores virão”.
O desejo de novas conquistas é o que motivou Natália Vicente. Ela disse que, entre tantas personalidades públicas que concorrem a uma vaga no legislativo, a que mais cativou foi Yandra de André, pelas propostas apresentadas. “Estou com ela pela geração de empregos, pelas mães que não têm onde deixar seus filhos. Ela tem proposta para creches em tempo integral e rede de apoio para nós”, disse.
Em sintonia, Maria Sônia, falou que Yandra carrega e emana a energia feminina da mãe, a prefeita de Japaratuba, Lara Moura. “Ela é uma mulher jovem, uma pessoa conhecida. A mãe é uma pessoa que fez muito por nossa cidade e eu sei que Yandra também vai desenvolver um trabalho excelente e diferenciado”, falou.
Teresinha do Nascimento disse que está certa da vitória de Yandra. “Ela vai ser a vencedora, ela é uma mulher guerreira, uma mulher que não vai deixar o estado sem amparo”.
Fonte: Ascom Yandra de André