O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), afirmou na manhã desta quarta-feira, 6, que a sua pré-candidatura ao Governo do Estado está mantida. Valmir discute neste momento com aliados os detalhes para a realização da convenção partidária, que irá oficializar sua candidatura.
Segundo a Justiça Eleitoral, as convenções deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. “Estamos aqui para tranquilizar a todos, nossa pré-candidatura está mantida. Nós iremos definir com nosso agrupamento o dia da nossa convenção, que faremos no início de agosto”, disse Valmir.
Segundo ele, o próximo passo é ampliar sua base de apoio buscando uma composição com outro agrupamento e partidos políticos. Ele também não confirmou que a vereadora de Aracaju, Emília Correia (Patriota), será a escolhida com pré-candidata a vice-governadorana chapa.
“Emília é uma admiradora do nosso trabalho. Ela viu de perto o trabalho realizado no município de Itabaiana, com decência, respeito, seriedade, honestidade, acima de tudo, porque um político não faz 86% de aprovação de município grande, como Itabaiana, sem ter feito uma excelente administração. Ela foi lá e viu de perto, mas está sendo cotadíssima, não tem martelo batido”, afirmou.
Petição
Por 4×3, o Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou provimento ao recurso ordinário e decidiu manter o acórdão regional que cassou o mandato do deputado estadual Talysson de Valmir (PL), seu filho, e o condenou a inelegibilidade por oito anos, e a do próprio Valmir de Francisquinho, por abuso de poder político e econômico nas eleições 2018.
A sua defesa entrou com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a decisão do TSE e aguarda julgamento. “Nossa expectativa é que até o dia 15 de agosto deva sair” disse Valmir.