Quando o consumidor compra ou aluga um imóvel, um dos momentos mais aguardados é a entrega das chaves. É ali que ele sente que o sonho da moradia está virando realidade. Porém, nessa hora, é importante segurar um pouco a emoção e não esquecer de um passo importante no processo: a vistoria do imóvel.  

Com a quantidade de novos lançamentos surgindo no mercado, é importante que as construtoras também virem seus olhares para o processo de vistoria na hora da entrega das chaves para os compradores. Este é um momento estratégico e que merece muita atenção tanto de quem compra como de quem vende.  

O mercado imobiliário está começando a sentir os efeitos da retomada em todo o Brasil. No terceiro trimestre de 2021, houve um crescimento de 13,6% no número de lançamentos em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado do ano, a alta foi de 37,6%. Os dados são do estudo dos Indicadores Imobiliários Nacionais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).  

Como a vistoria é realizada? 

A vistoria é o processo de verificação do estado dos elementos do imóvel. Ela funciona como uma prova que confirma ou refuta a conformidade do que foi entregue com o que consta no projeto ou no contrato.  

Gustavo Carvalho, gerente de marketing da Primasa Engenharia, ressalta que, ao comprar um imóvel na planta, o cliente não está vendo o produto pronto, mas apenas imagens ilustrativas do projeto. “Portanto, com a conclusão da obra, é importante que o cliente possa conferir presencialmente e aprovar se o imóvel que ele adquiriu junto à construtora está conforme o que foi especificado no memorial descritivo” completa. 

Com uma vistoria correta, o comprador evita ter que arcar com custos de reforma e reparos. E, por parte da construtora, a empresa se resguarda de qualquer reclamação futura que não tenha ligação com o estado em que o imóvel foi entregue. 

É importante ressaltar que a vistoria não existe apenas na entrega das chaves de um imóvel novo por parte da construtora. Ela é um passo importante também na compra de um imóvel usado e em casos de aluguel. 

Elany Ribeiro, diretora da Smart Imobiliária, explica que a vistoria é fundamental porque somente in loco é possível constatar o estado real do imóvel. “É neste momento que os corretores de imóveis verificam, junto aos clientes, a pintura das paredes, abertura e fechamento das portas, funcionamento de torneiras e tomadas, instalação do piso e infiltrações, entre outras coisas”, enumera.  

Digitalização de processos 

Nesta fase de vistoria e entrega das chaves, deve-se destacar a importância da digitalização dos processos dentro da construtora ou incorporadora. Em alguns casos, o comprador do imóvel pode chegar a realizar cinco ou mais vistorias. E, a cada uma delas, algo novo pode ser identificado e precisar ser reparado.  

Como seria organizar todas essas informações em papel? No passado era assim e, além de correr o risco de perder documentos, a empresa acabava demorando mais para conseguir que as correções fossem realizadas. A comunicação entre os setores era arcaica e morosa.  

Gabriel Manzano, CTO da empresa de tecnologia voltada para o mercado imobiliário CV – Construtor de Vendas, alerta para o alto volume de informações produzidas que precisam transitar entre as equipes. “Seja para ajustar problemas, acompanhar o andamento do que está sendo feito ou planejar uma nova vistoria. Tudo isso fica muito mais prático se os processos forem digitalizados”, explica.  

Com a digitalização dos processos, é possível acessar informações sobre normas técnicas durante a visita, por exemplo. Assim, o trabalho de vistoria será realizado com mais qualidade e conformidade.  

“Hoje, existem softwares que auxiliam no detalhamento e na produtividade da vistoria. O CV – Construtor de Vendas é o CRM imobiliário mais completo do mercado e oferece um módulo específico para a etapa de vistoria”, conta Gabriel Manzano.  

O CTO do CV destaca também a importância da transparência no processo de vistoria. “Com o módulo de gestão de visitas e vistorias do CV, o usuário da plataforma tem acesso ao calendário da vistoria e a relatórios intuitivos e simplificados. Além disso, através do CVCRM, é possível assegurar a presença de um profissional de vistoria capacitado. E não são apenas os profissionais das construtoras, incorporadoras e loteadoras que se beneficiam das funcionalidades da plataforma. O próprio cliente, comprador do imóvel, tem acesso a todas as informações através do Portal do Cliente, podendo solicitar uma visita de vistoria ele mesmo”, conclui.