Uma comprovação de que o governo está no caminho certo. Esta é a avaliação do secretário especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, sobre o resultado do levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, que apontou a geração de 1.300 novos postos de trabalho em Sergipe, no mês de fevereiro. Destaque para os setores da construção, indústria e serviços como principais contratantes.

Na avaliação do secretário, esse dado positivo mostra que o governo vem realizando um trabalho de base que envolve ações transversais com diversas secretarias, seja na atração de novas indústrias, na formalização de negócios, no apoio ao empreendedor com a qualificação técnica, com o microcrédito, na ampliação das vagas do ensino profissionalizante e na educação. 

“São diversas ações que se juntam e trazem esse resultado, que é a geração positiva de emprego e renda para o sergipano. Pelo perfil do emprego gerado, percebe-se facilmente que é um emprego fixo, permanente, na indústria, e estamos realmente em tendência de crescimento. E com todas as ações que estão sendo desenvolvidas e implementadas, com certeza teremos resultados ainda mais fantásticos para apresentar para a sociedade sergipana”, destacou Jorge Teles.

Com a criação do Programa Primeiro Emprego, ressalta o secretário, as ações de curto, médio e longo prazo deverão surtir efeito positivo na geração de emprego e renda em Sergipe. Durante apresentação do programa ‘Desenvolve Sergipe’ - Programa de Desenvolvimento Social e Econômico, na manhã desta quinta-feira, 30, no Palácio-Museu Olímpio Campos, inclusive, o governador Fábio Mitidieri adiantou que, em abril próximo, o projeto de Lei que trata da criação desse programa será enviado à Assembleia Legislativa. O Programa Primeiro Emprego tem como objetivo aperfeiçoar o programa de desenvolvimento de Sergipe e criar oportunidades para jovens que buscam a oportunidade da primeira experiência profissional.

Na ocasião, o governador também anunciou a proposta de transformação da Secretaria Especial para Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) em Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo. O Projeto de Lei que trata dessa mudança foi entregue à Assembleia Legislativa pelo governador Fábio. Jorge Teles destaca a importância dessa mudança. “Ela passa a ser uma Secretaria de Estado, dotada de toda a estrutura técnica necessária para tocar todos os projetos que o governador nos incumbiu de planejar, que é o de gerar emprego, renda e oportunidades para o sergipano”, disse o secretário, acrescentando que o compromisso firmado ainda durante a campanha tem sido cumprido pelo governador Mitidieri nestes primeiros 90 dias de gestão. 

Seteem 

Avaliando a atuação da futura pasta do Emprego, o secretário Jorge Teles compartilhou quais serão os primeiros compromissos da nova Secretaria. “Com certeza o nosso carro-chefe será o Programa Primeiro Emprego, cujo PL da sua criação será em breve encaminhado para a Assembleia. Um marco, com certeza, no mercado de trabalho de Sergipe, que vai justamente ao grande ponto que dificulta a contratação dos jovens, que é a experiência prévia. Com certeza este programa renderá grandes frutos e garantirá a inserção e experiência no mercado de trabalho para o jovem, que hoje tem essa dificuldade por não ter tido essa experiência anterior de emprego, uma anotação na carteira de trabalho”, disse o secretário. 

Teles relembrou que no início de sua caminhada, durante a campanha, o governador ouviu a população já pensando em como conceber um plano de governo realmente de acordo com a potencialidade de cada região. Dentro desse plano, segundo o secretário, saltou como medida urgente e necessária a criação de vagas de emprego, oportunidade para o sergipano, o que tem se refletido na gestão. “Todas essas metas criadas, ouvindo a população, foram transpostas agora para o Planejamento Estratégico do governo e estamos desenvolvendo diversos projetos com a devida autonomia e com a importância que o governador destacou para a área. Hoje é um dia muito especial! Com a criação da Secretaria do Trabalho, o governador demonstra o quão importante a pasta é para a sua gestão, para a criação de renda e oportunidade para o sergipano”, afirmou o secretário Jorge Teles.