Campus Paripiranga obteve a nota de excelência 

A última semana foi de comemoração para alunos, educadores e toda a comunidade acadêmica da Ages, instituição integrante do Ecossistema Ânima. O campus presente na cidade baiana de Paripiranga recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação realizada pelo MEC e que evidencia a qualidade institucional. A divulgação foi realizada no dia 02 de abril pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).  

O IGC é uma das avaliações mais importantes que uma instituição de ensino superior pode receber, pois ela é uma média ponderada das avaliações dos programas ofertados. O MEC considera as últimas notas de cada curso para chegar à nota do IGC: quanto melhor os cursos forem avaliados, melhor será o desempenho da instituição no IGC. Também considera indicadores como Conceito Preliminar de Curso (CPC), distribuição de alunos em diferentes níveis de escolaridade (graduação e pós) e o Enade.  

O índice máximo que um centro de ensino pode receber é cinco e instituições que recebem o conceito quatro também estão no patamar de excelência educacional. No cenário Bahia, a unidade de Paripiranga alcançou umas das melhores notas entre as instituições privadas do estado.  

A diretora da Ages, Aristhela Amorim, destaca o excelente resultado da instituição pelo segundo ano consecutivo, reforçando a qualidade
 acadêmica, estrutural, projetos em andamento e pela importância gigantesca do campus para o desenvolvimento da região. “Nosso desempenho mostra que há um trabalho coletivo e comprometido com a educação, em que todos os agentes estão envolvidos: professores, educadores administrativos, coordenadores, direção, estudantes e reitoria. É a vontade constante de dar, a cada ano, o melhor pela instituição”, destacou a diretora da Ages.  

IGC 

Estes dados são referentes ao ano 2022 e, segundo informações do INEP, das instituições com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente. O relatório completo está no site do INEP:https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior