Iniciativa da Unit e Universidad de Valladolid promove interculturalidade em projetos acadêmicos

A cidade de São Cristóvão, em Sergipe, foi escolhida como palco para um projeto arquitetônico que promete marcar época. A estudante de arquitetura da Universidad de Valladolid, Deva Leal Vasquez, veio da Espanha para se imergir na rica cultura brasileira e desenvolver um projeto de um teatro com aproximadamente 300 assentos, sob a orientação do renomado arquiteto e professor da Universidade Tiradentes (Unit), Ézio Déda.

Esta iniciativa é parte do Programa Laboratório Social, uma parceria entre as universidades que promove a colaboração internacional em trabalhos de conclusão de curso (TCC) nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Direito. 

A gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro explica como funciona o programa. "Embora os TCCs sejam desenvolvidos de forma individual, os alunos e orientadores de ambas as instituições estão unidos no propósito de encarar o desafio sob uma perspectiva intercultural. O programa envolve uma experiência acadêmica de curta duração para os estudantes que fazem parte deste grupo internacional”, detalha.

Selen também compartilha planos empolgantes para o futuro. "Como o Laboratório Social é um programa piloto para ambas as instituições de ensino superior, estamos em uma fase de ajustes para o lançamento da segunda Edição do Programa em 2024, planejando algumas modificações com base nos resultados obtidos ao longo deste ano”, elenca.

A aluna de Arquitetura de Valladolid, Deva Leal Vasquez, conta que é sua primeira vez a visitar o Brasil e os dias que permaneceu em solo sergipano foram enriquecedores. "A experiência foi extremamente incrível. A verdade é que tenho aprendido muito, principalmente com a mudança de idioma e ao conhecer outra universidade, que é bastante diferente da minha na Espanha", revela.

Ela destaca a singularidade do projeto: "Intervir em uma área tão distinta de tudo o que eu conhecia anteriormente foi uma experiência muito marcante. Além disso, ter a oportunidade de levar esse projeto de volta para a Espanha e continuar trabalhando nele lá, enquanto ainda mantenho as correções e outros detalhes, acho que será extremamente interessante. É como o último passo na minha formação e o início da minha inserção no mundo profissional", enfatiza Deva.

Arquitetura como agente transformador

O arquiteto e professor da Unit, Ézio Déda, ressalta a importância dessa troca de experiências: "No semestre passado, tive a oportunidade de orientar duas alunas daqui do curso de Arquitetura que foram intercambistas em Valladolid e se formaram no semestre passado. Ambos os projetos, uma escola de música e uma biblioteca que foram intervenções em monumentos arquitetônicos tombados, foram apresentados à banca examinadora”, explica.

Ele também contextualiza o projeto do teatro em São Cristóvão, idealizado pela aluna Deva Leal. "A prefeitura expressou essa necessidade. Nós estabelecemos uma parceria com o município e o projeto em andamento tem como objetivo atender a essa demanda. Trata-se de um terreno localizado no Centro Histórico, onde uma ruína frontal será preservada e integrada à nova construção que será erguida no local", destaca.

A colaboração entre os alunos de arquitetura da Universidade Tiradentes e da Universidad de Valladolid, por meio do Programa Laboratório Social, demonstra o potencial transformador da interculturalidade no campo acadêmico. O projeto do teatro em São Cristóvão, orientado pelo experiente arquiteto Ézio Déda, não apenas resgata a história local, mas também projeta um futuro promissor para esse espaço cultural. 

A enriquecedora experiência de Deva Leal Vazquez reflete o valor da mobilidade acadêmica e a importância de pensar de forma global para solucionar desafios locais. Este intercâmbio não só fortalece os laços entre as universidades, mas também enriquece o conhecimento e a prática dos futuros profissionais da arquitetura.

Asscom Unit