Nove alunos do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) foram aprovados no Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students. Juntamente com mais seis estudantes do Grupo Tiradentes, eles irão cursar quatro semanas de internato em Boston (Massachusetts, Estados Unidos). O programa acontece em parceria com a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA).

“Esses alunos já estão em prática profissional dentro dos espaços de saúde da Unit e agora terão a oportunidade de vivenciar um grande centro que é referência em saúde, inclusive. Conhecerão não só todas as práticas e tecnologias que são desenvolvidas nos locais que visitarão, mas também as linhas de pesquisa e fazer esse networking, vislumbrando o engrandecimento profissional e oportunidades futuras quando logo em breve serão médicos”, explicou a supervisora de internato da Unit, a professora Dra. Wanessa Lordêlo.

Uma das aprovadas do programa, Catarina Fagundes Moreira está perto de concluir o curso e conta que está com expectativas positivas quanto à viagem. “Essa experiência vai ajudar bastante em várias áreas da minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Qualquer viagem para fora do Brasil é engrandecedora e essa então, que é para ficar um mês estudando fora. Ter contato com coisas que aqui no Brasil não tenho contato vai ser importante. Vou poder criar contatos e aprender coisas que lá são diferentes”, acredita.

Às vésperas de viajar, a aluna Juliana Monroy Leite se sente preparada para viver a experiência. “Esse foi um mês de preparação mental para absorver o máximo do que for ensinado lá. Como eles lidam com as pessoas, como interagem entre si e com a equipe, que é algo muito importante, para poder trazer para cá uma experiência positiva”, acredita a futura médica.

Segundo a estudante Débora Silva Pereira, participar do programa é a realização da primeira de uma série de desejos que ela possui. “Desde o início da graduação eu pretendo fazer algo voltado para o internacional. Então surgiu essa oportunidade de fazer um internato fora e coincidiu com o meu desejo de fazer uma residência médica em cirurgia também fora do País”, conta.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, deu o recado: “levem uma câmera fotográfica com vocês para documentar todos os bons momentos que tiverem lá. Façam amizades e aproveitem tudo o que irão aprender. Lembrem-se também: vocês estão indo para uma cidade desconhecida, então, tenham cuidado. E no que precisarem, contem sempre comigo e com a Universidade Tiradentes para ajudá-los nessa jornada que com certeza, será maravilhosa”.

O programa

O Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students é o resultado da parceria entre o Grupo Tiradentes e a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA). Ele é oferecido para discentes regularmente matriculados nos cursos de Medicina da Universidade Tiradentes (Sergipe), do Centro Universitário Tiradentes de Alagoas e da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, objetivando a vivência de internato em Massachusetts, Estados Unidos, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área médica, no exercício pleno do protagonismo estudantil global.

“Os estudantes farão um mês de atividades observacionais junto aos médicos e professores daquela instituição. Eles passarão por hospitais, pela Universidade de Massachusetts (UMass), terão treinamentos em língua estrangeira para aprenderem melhor o vocabulário médico utilizado fora do Brasil. Além disso, terão acesso às bibliotecas, poderão fazer Pesquisa e terão uma grade de horários com diversas atividades”, explica a assessora de relações internacionais do Grupo Tiradentes, Julia Gubert.

Em 2022, serão três turmas. A primeira embarca para Boston em maio, a segunda em setembro e a terceira em outubro, cada uma delas com cinco estudantes aprovados no processo seletivo. Ao final das quatro semanas, eles terão a equivalência do período de internato cursado nos EUA.

Buscando democratizar o acesso à internacionalização, os alunos aprovados receberão uma bolsa de estudos de apoio à experiência internacional. “Todos os aprovados ganham bolsa. Eles são selecionados com uma bolsa de ajuda de custo de R$ 6 mil, pois a instituição entende que é uma forma de incentivo, considerando o custo de vida da cidade. Isso torna o processo mais democrático e traz os estudantes mais para perto das oportunidades que a instituição oferece”, conclui a assessora.

Fonte: Asscom Unit