Na última quarta-feira, 30, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) esteve representada durante encontro em Brasília/DF com o presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE), Helson Braga. A reunião teve como principal pauta a discussão sobre os incentivos federais relacionados à nova reforma tributária e suas implicações para o desenvolvimento industrial em Sergipe.

A Codise foi representada pelo diretor de Novos Negócios da Companhia, Gibran Ramos, que foi recebido junto a Helson Braga pelo senador sergipano Laércio Oliveira. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024 foi um dos tópicos centrais abordados, com ênfase na manutenção dos incentivos federais. As mudanças propostas na reforma tributária incluem a transição do sistema de PIS, Cofins e IPI para os novos tributos CBS e IBS, o que poderia impactar diretamente a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no estado.

Ao longo da reunião na capital federal, foi enfatizada a necessidade de apoio parlamentar para assegurar que os incentivos permaneçam efetivos, destacando a prioridade do governador Fábio Mitidieri em incluir tal questão nas pautas de 2025. Foi ressaltado ainda o potencial das novas diretrizes para a abertura de oportunidades de desenvolvimento industrial local. Ainda durante o encontro, foi anunciada a contratação de Helson Braga pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), para auxiliar na operacionalização da ZPE em Sergipe.

"Este é um momento oportuno para retomar o projeto da ZPE sergipana, especialmente com a legislação atual, que é competitiva, e com outras zonas já funcionando no Brasil. As ZPEs são instrumentos cruciais para o desenvolvimento, principalmente em relação à transição energética e o hidrogênio verde, que atraem investimentos para o Nordeste. Estamos comprometidos em dar todo o suporte ao Governo do Estado para que a ZPE em Sergipe se torne uma realidade", frisou o presidente da ABRAZPE, Helson Braga.

Para Gibran Ramos, que além de diretor de Novos Negócios da Codise, é presidente da ZPE de Sergipe, a colaboração do mandatário da ABRAZPE é importante para fortalecer a infraestrutura e capacidade de exportação do estado. "A reunião representou um avanço significativo na busca por melhorias na legislação e incentivos que possam impulsionar a economia sergipana, garantindo um futuro promissor para as indústrias locais", declarou.

Potencial

Na visão do presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, o diálogo sobre a ZPE de Sergipe fomenta a compreensão da sociedade a respeito do tema. "A Zona de Processamento de Exportação representa não apenas oportunidades de investimento, mas também a chance de colocarmos Sergipe em uma posição competitiva no cenário nacional e internacional. Com o apoio da ABRAZPE, estamos confiantes de que conseguiremos garantir resultados bastante satisfatórios para nossas indústrias", pontuou.

Segundo o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a presença de colaborações estratégicas é fundamental à operacionalização da ZPE de Sergipe. "Buscamos parceiros experientes e com amplo conhecimento no setor para identificar gargalos e oportunidades. Consultorias técnicas e apoios parlamentares serão aliados cruciais na implementação de políticas que visam fortalecer nossa infraestrutura e atrair investimentos, posicionando Sergipe como um polo industrial de destaque", considerou.