Há 26 anos, o Centro de Educação da Unit oferece ensino do 1º ao 5º ano para crianças do bairro Industrial.

As famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro Industrial, desde 1996, têm oportunidade de mirar um futuro melhor para suas crianças graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação da Universidade Tiradentes (Unit). De forma gratuita, 150 crianças são matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O local funciona como uma escola de educação básica particular, com a participação de futuros profissionais em áreas da saúde contribuindo no processo de aprendizagem das crianças. " Os estudantes dos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Nutrição e Odontologia da Unit realizam estágio supervisionado no Centro de Educação, desenvolvendo diversas atividades em prol das crianças, como projetos voltados para a saúde bucal, cidadania, diversidade, qualidade de vida e bem-estar, entre outros assuntos", explica a diretora do Centro, professora Albertina Souza Xavier.

O objetivo do Centro de Educação é promover ensino de qualidade para os alunos de 6 a 10 anos, das áreas mais vulneráveis do bairro Industrial. O núcleo minimiza o déficit de escolas públicas existentes para esta faixa etária, possibilitando acesso a um ensino formal gratuito e de qualidade.

“Alunos com o fundamental I bem estruturado serão capazes de enfrentar qualquer escola que apresente dificuldades em sua ação pedagógica, pois saberão ler e interpretar quaisquer informações que lhes sejam apresentadas sendo, dessa forma, leitores do mundo”, afirma Albertina Xavier.

Segundo ela, graças ao trabalho realizado com as crianças, ano a ano, o Centro rapidamente esgota suas vagas. "Os alunos são divulgadores do trabalho da escola, o que acarreta uma grande procura por vagas. Mas, principalmente, são também multiplicadores dos valores aprendidos na escola junto à comunidade que os cercam. Por isso, a escola cria toda sua prática pedagógica a partir das necessidades do grupo que irá conviver”, disse.”, acrescentou a diretora com a perspectiva do que será realizado no ano de 2022.

Centro de Educação

Nos próximos dias, o Centro de Educação da Unit iniciará mais um ano letivo. A escola funciona no turno vespertino do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, alfabetizando um total de 150 alunos.

Nestes 26 anos de funcionamento, 5.370 alunos foram impactados pelo Centro de Educação da Unit que funciona na Avenida João Ribeiro, nº 200, bairro Industrial, Aracaju (SE).

Para outras informações, o contato é (79) 3215-5137.