Conheça a história inspiradora de Kauã Santos, estudante de Direito e bailarino dedicado

Numa coreografia que mescla leis e passos graciosos, o estudante do último ano de Direito na Universidade Tiradentes (Unit), Kauã Santos, tece uma narrativa que envolve e emociona. Desde seus primeiros passos aos dois anos de idade, sob a influência de seu pai, também um bailarino, Kauã encontrou na dança não apenas uma paixão, mas um propósito de vida. 

Sua jornada, repleta de desafios e superações, revela a força da determinação e a beleza da arte em transformar vidas. "Comecei a explorar o balé clássico aos dois anos, inspirado por meu pai, que já dançava antes mesmo de eu nascer. A vida, infelizmente, me afastou da dança por um tempo. Foi somente aos 16 anos, após uma conversa franca com meus pais, que decidi voltar. Desde então, tenho me dedicado a objetivos cada vez mais ambiciosos, não apenas como bailarino, mas também como professor", destaca Kauã.

A história de Kauã reserva um capítulo especial: a aprovação com bolsa integral para um curso de ballet em Nova Iorque. Infelizmente, um visto negado pelo consulado americano interrompeu esse sonho. Mesmo diante dessa adversidade, Kauã segue em frente, vendo em cada desafio uma oportunidade de crescimento e aprendizado.

"Fui aprovado com uma bolsa integral para um curso em Nova Iorque, mas o visto foi negado pelo consulado. Apesar de ter apresentado toda a documentação necessária, inclusive uma carta da escola confirmando minha matrícula, o oficial não permitiu minha entrada nos Estados Unidos", relembra.

A União de Direito e Dança

A formação jurídica na Universidade Tiradentes tornou-se uma pedra angular na trajetória de Kauã como dançarino. Além das técnicas de ballet, o conhecimento em Direito proporcionou a ele habilidades valiosas, como a capacidade de estabelecer contatos e a desenvoltura em ambientes de grande seriedade.

"Apesar de o ballet envolver o corpo e as técnicas de dança, a formação em Direito complementa minha trajetória através do conhecimento de técnicas ligadas ao networking e das noções de como me portar em ambientes de grande seriedade, como por exemplo em audiências importantes", enfatiza.

Legado Paterno

Assim como seu pai, Kauã enfrenta os desafios e preconceitos que ainda permeiam o universo da dança, especialmente no ballet clássico. A presença e apoio do seu pai, um modelo de bailarino, desempenhou um papel fundamental nessa jornada. A figura paterna não apenas inspirou Kauã, mas também se tornou um porto seguro em momentos de dúvida e insegurança.

"Ter a figura do meu pai enquanto modelo de bailarino foi muito importante para mim, pois me serviu de apoio emocional e incentivo para que eu permanecesse nos caminhos da dança. Até hoje, sempre que eu tenho alguma dúvida ou insegurança dentro da área da dança, sei que posso recorrer ao meu pai, que ele me dará total apoio e instruções necessárias. Acredito que esse seja o meu ponto de maior destaque", reforça.

Planos Futuros

Às portas da formatura, Kauã vislumbra um futuro onde o Direito e a dança se entrelaçam de forma harmoniosa. Com o título em mãos, ele enxerga no campo do Direito do Trabalho uma trilha promissora. A luta pelos direitos dos artistas e bailarinos é uma causa que ressoa profundamente em seu coração, prometendo unir sua paixão à sua formação acadêmica.

"Como já estou no último ano, me formarei ainda este ano e creio que uma ótima área do Direito que pode ser desempenhada atrelada à dança diz respeito ao Direito do Trabalho. Posso trabalhar diretamente na luta pelos direitos trabalhistas dos bailarinos e demais artistas, por exemplo. Acredito que esta seja uma área com grande possibilidade de ascensão", elenca.

Kauã Santos é uma prova viva de que quando se persegue os sonhos com determinação e amor, as barreiras se transformam em pontes para um futuro brilhante. Sua história é um convite para que todos acreditem na força transformadora da arte e no poder da educação em abrir caminhos para um mundo melhor.

Asscom Unit