A convite da Gerência de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (UNIT/SE), a Onco Hematos, que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, está participando do MIT Global Startups Labs, um programa de desenvolvimento prático e interativo. A proposta é que durante três semanas uma equipe multidisciplinar de alunos de todas as áreas crie conceitos de startups voltadas para resolução de problemas na área da saúde através do uso de tecnologias.

Representando a DASA, o oncologista, Nivaldo Vieira, participou da abertura do evento na arena do Tiradentes Inovation Center, deu boas-vindas e apresentou o que a DASA realiza na área de saúde aos jovens mentores americanos e estudantes brasileiros que participarão da experiência. O diretor da instituição destacou que para a DASA, por ser a maior rede integrada de saúde do Brasil, é de grande importância estar presente no evento.
“Para nós, esse momento de parceria com o MIT Global Startups Labs é extremamente importante. Nós valorizamos o empreendedorismo, a inovação e não podíamos estar de fora neste momento em que o MIT vem para o Brasil formar jovens para que desenvolvam a visão empreendedora. O tema deste ano é sobre saúde e a DASA tem interesse que os jovens brasileiros despertem para essa área”, ressaltou.

Nivaldo Vieira explicou que os jovens vão visitar as instalações da DASA aqui em Sergipe e serão monitorados por profissionais da empresa de Sergipe e do Brasil. “Existe um patrimônio físico e intelectual que a DASA vai poder acrescentar a esse laboratório de startups do MIT no Brasil agora”, informou.

Segundo Selen Ive Carneiro, a parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) foi iniciada em 2018, realizando pequenos eventos voltados para tecnologia. A primeira edição do MIT Global Startups Labs ocorreu em janeiro de 2020. Por conta da pandemia, a segunda edição está ocorrendo agora.
“É importante frisar que estamos trazendo iniciativas de internacionalização para dentro do Campus e que não necessariamente envolva o deslocamento do nosso aluno. Nós somos a única instituição no Brasil que está recebendo o MIT Global Startups Labs com essa abordagem, o que para nós é motivo de muita honra, porque é uma parceria que tem dado muito certo”, enalteceu a gerente de Relações Internacionais da Unit.

Ao final das três semanas acontecerá a Pitch on a Demoday, onde as equipes apresentarão os resultados dos trabalhos e será selecionada a equipe vencedora com a melhor ideia.

Fonte: Ascom/Onco Hematos