Sergipe também está presente na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2022, com uma delegação de 45 integrantes entre oficiais, alunos atletas e acompanhantes. Os alunos disputarão em cinco modalidades: natação, atletismo, halterofilismo, badminton e vôlei sentado. Estão particfipando do evento alunos/atletas de 25 estados brasileiros. 

O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reúne crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual ou visual de todos os estados do Brasil, selecionados nos eventos estaduais. As competições, de fato, acontecem a partir desta quarta-feira, 23, e vão até sexta-feira, 25, com disputas pela manhã e à tarde.

“As Paralimpíadas Escolares Nacionais são muito mais do que uma competição e conquista de medalhas. Elas transformam as vidas dos nossos atletas/estudantes e suas famílias. Por meio delas, nossos paratletas podem conquistar a tão sonhada Bolsa Atleta, como também o Auxílio Esporte”, garante Francine Mocelin, chefe da delegação sergipana.

Neste ano, em especial, Sergipe participa com duas modalidades novas, o parabadminton e o halterofilismo. Um dos participantes é o Pedro Henrique, que sai de Pinhão, município onde reside e viaja 22 quilômetros até o município de Frei Paulo para treinar badminton. "A expectativa da participação do Pedro Henrique é excelente e, apesar de termos treinado pouco, Pedro é muito esperto e habilidoso. É minha primeira vez como técnico do badminton e primeira vez dele como atleta da modalidade. Estou bastante confiante nele”, diz Antônio Barreto, técnico do badminton