A candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Sergipe (OAB/SE), pela Chapa 5, Clara Machado, participou do debate promovido pela Faculdade de Direito 8 de Julho, nesta quarta-feira, 6, apresentando propostas inovadoras e fazendo questionamentos incisivos sobre a atual gestão da instituição. A defesa das prerrogativas e a promoção de projetos para a Jovem Advocacia foram destaques em suas falas. A eleição para escolha da nova diretoria da OAB/SE para o triênio 2025-2027, será realizada no dia 19 de novembro, de forma on-line.
Em suas declarações iniciais, Clara Machado compartilhou sua trajetória como servidora pública e professora, antes de se dedicar exclusivamente à advocacia. Também fez críticas à ausência do candidato à reeleição no debate. “Sinto-me muito à vontade por estar aqui hoje. Já lecionei neste lugar, então é uma grande alegria para mim. Este debate é fundamental para toda a sociedade e é uma oportunidade importante para reafirmar a ausência do candidato à reeleição. Lamento profundamente essa ausência, pois ela representa uma oportunidade perdida para nós, advogados e advogadas, de discutir questões tão relevantes para a nossa classe”, pontuou.
Em relação ao tema Prerrogativas, Clara Machado destacou que, ao longo desses três anos, a advocacia vivenciou uma série de situações de violações, principalmente em relação à mulher advogada. “As prerrogativas não são privilégios, elas são direitos e todos nós, especialmente nós, mulheres, sofremos inúmeras violências ao longo desses três anos. Violências que, de forma ainda mais grave, foram silenciadas. O que mais comoveu a advocacia como um todo foi justamente a omissão e a má condução dos casos de violação contra advogadas em diversas circunstâncias, incluindo, em particular, uma situação pessoal", enfatizou.
Sobre a Jovem Advocacia, a candidata Clara enfatizou a necessidade da promoção de projetos que promovam a inclusão dos novos profissionais no mercado de trabalho. “A realidade do advogado em início de carreira exige muito cuidado. Conhecemos as dificuldades enfrentadas por quem está começando. Pensando nisso, não basta oferecer um token ou uma foto. É necessário criar programas que realmente promovam a empregabilidade. Por isso, a nossa chapa está comprometida com propostas voltadas para a educação e formação continuada, incluindo a criação de um programa de acompanhamento para esses jovens advogados durante os primeiros seis meses, para que se sintam preparados e seguros”, ressaltou.
Clara Machado também respondeu um questionamento em relação ao pedido de prisão feito pela OAB/SE aos agentes envolvidos no Caso Genivaldo , em que um homem morreu durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal no município de Umbaúba. “O caso Genivaldo e a postura da OAB evidenciam a falta de preparo da atual gestão em lidar com situações semelhantes. No caso Genivaldo, a OAB chegou a pedir a prisão, uma medida que não faz parte do seu papel institucional, já que cabe aos advogados defenderem o caso, conforme sua função”, explicou.
Chapa 5
Composta por Clara Machado e candidato à vice-presidência, David Garcez, a Chapa 5, traz a advogada Cláudia Dantas, de Propriá, como candidata à direção da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (Caase) e Marcos Vinícius Mota, de Estância, como candidato a secretário-geral da OAB/SE.
Visando tornar a OAB/SE uma instituição forte e independente, a chapa tem diversas propostas, que estão pautadas nos eixos transparência, planejamento estratégico, prerrogativas, advocacia dativa de Sergipe, Caase, Escola Superior da Advocacia (ESA), protagonismo e independência das Comissões, além da valorização da mulher advogada.
“A Chapa 5 tem um compromisso com a advocacia sergipana. Precisamos trazer novos ares e implementar projetos inovadores. Dentro desses novos projetos, estamos comprometidos com uma OAB transparente, que realmente defenda nossas prerrogativas, valorize nossa força e preserve nossa independência. Por uma OAB forte e independente, no dia 19, vote Chapa 5”, disse Clara Machado em suas considerações finais.
As propostas da Chapa 5, que podem ser acompanhadas por meio dos perfis @oabforte.se e @advclaramachado no Instagram, estão pautadas nos eixos transparência, planejamento estratégico, prerrogativas, advocacia dativa de Sergipe, Caase, fim da reeleição, Escola Superior da Advocacia (ESA), protagonismo e independência das Comissões, além de advocacia inclusiva.