Brincadeira pode provocar falta de energia

Empinar pipa é uma brincadeira divertida que deve ser realizada em locais abertos e sem rede elétrica por perto como parques, campos e praias. Com a proximidade das férias escolares, a Energisa alerta que a atenção precisa ser redobrada para evitar acidentes e a interrupção no fornecimento de energia elétrica para residências, escolas e hospitais.

No período de janeiro a novembro deste ano, foram registradas 116 ocorrências de pipas na rede, impactando o fornecimento de energia para 88 mil clientes em Sergipe. Aracaju lidera o ranking com 39 ocorrências, principalmente nos bairros São Conrado, 18 do Forte e Cidade Nova. O município de Nossa Senhora do Socorro segue em segundo no ranking com 37 ocorrências.

“Tivemos uma leve uma redução do número de ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado, mas os cuidados precisam continuar. Ao longo do ano, realizamos visitas e participamos de ações com o objetivo de conscientizar sobre os riscos dessa brincadeira próxima à rede elétrica. Os pais precisam ficar atentos e verificar se o local é seguro”, orienta o coordenador de Planejamento e Qualidade da Energisa em Sergipe, André Dantas.

Quando a brincadeira é realizada em locais indevidos, a linha pode enroscar em postes, transformadores e nos cabos elétricos, ocasionando curtos-circuitos, interrupção do fornecimento de energia e acidentes. André reforça que a Energisa dever ser acionada imediatamente em casos em acidentes envolvendo a rede elétrica.

“A recomendação é que as pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas em postes ou na fiação, ao tentar retirá-las forçando a rede ou mesmo tentando retirá-las com outros objetos, pois os riscos de um acidente são ainda maiores. Caso a pipa fique presa na rede, deve-se acionar a Energisa o mais rápido possível por meio dos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, devidamente treinados e com equipamentos de proteção adequados, podem fazer a manutenção na rede elétrica”, orienta André.

André dá dicas para evitar acidentes com pipas na rede elétrica:

-Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede elétrica. Você pode levar um choque elétrico. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;

-Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;

-Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
[09:55, 24/11/2022] André Carvalho: -Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;

-Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio do 0800 079 0196.