Energisa investe em tecnologias que melhoram o fornecimento de energia elétrica

A Energisa Sergipe está investindo cada vez mais em tecnologias e modernizado a rede elétrica para garantir o fornecimento de energia com qualidade. A concessionária tem utilizado tecnologias como drone, automatização da rede e mega jumper.

O drone tem sido utilizado pela Energisa Sergipe há três anos sendo utilizado com o objetivo de realizar inspeções nas redes elétricas com maior produtividade, qualidade e segurança.

“Conseguimos verificar de forma antecipada futuros problemas na rede não precisando o eletricista subir no poste. Uma tecnologia que auxilia na atuação de forma preventiva”, explica o gerente do Departamento de Construção e Manutenção, Thyago Tanouss.

A Energisa Sergipe também tem investido em equipamentos com alta tecnologia que permitem identificar a interrupção do fornecimento de energia e agir de forma automática redirecionando os clientes para uma rede sem problemas.

“De forma telecomandada os nossos operadores, que estão no Centro de Operação, conseguem fazer as transferências de forma remota diminuído o tempo de indisponibilidade de energia para os clientes. Muitas vezes a transferência é tão rápida que o cliente não percebe. O investimento em equipamentos automatizados ajuda a melhorar a qualidade da energia elétrica”, afirma Thyago.

Mega Jumper

O Mega Jumper é um dispositivo instalado de forma temporária na rede elétrica com o objetivo de manter o fornecimento de energia elétrica para os clientes durante o período de manutenção da rede elétrica. E se a Energisa precisar realizar uma manutenção da rede, o mega jumper garante que o serviço seja realizado sem que os clientes fiquem sem energia elétrica em suas residências.

“Com o mega jumper, diminuímos a quantidade de clientes sem energia em uma manutenção. Com essa tecnologia conseguimos realizar a manutenção com menos cliente sem energia”, afirma Thyago.

Somente em 2021, mais de 43 mil manutenções foram realizadas na rede elétrica do estado. A manutenção preventiva contribui para a melhoria do serviço fornecido ao sergipano e reduz a incidência de ocorrências de falta energia.