Aracaju lidera o ranking das ocorrências
Nos primeiros meses de 2023, a Energisa Sergipe contabilizou 39 ocorrências envolvendo colisões de veículos em postes, impactando o fornecimento de 70 mil clientes em Sergipe. Aracaju lidera o ranking das cidades com mais acidentes, já sendo registradas 16 ocorrências, um aumento de 128% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
A colisão de veículos em postes impacta o fornecimento de energia em hospitais, escolas e a para população. Segundo levantamento, a maioria das ocorrências é registrada no final de semana no período da madrugada. Além de Aracaju, as cidades que mais registraram ocorrências foram Carmópolis e Laranjeiras.
O coordenador de Qualidade da Energisa em Sergipe, André Dantas, alerta que entre riscos da colisão de um veículo em um poste é a possibilidade de cabos caírem nos arredores ou sobre o carro, por isso o condutor deve ficar atento ao sair do veículo para não sofrer um choque elétrico.
“A orientação é que sempre que possível, o condutor deve evitar sair do veículo, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos, que podem não ser visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa”, orienta André.
Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. O custo da substituição de cada poste é em média de R$ 5.800,00, que será obrigatoriamente cobrado do infrator/condutor do veículo causador do sinistro.
Canais de atendimento
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 079 0196, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br