As quarenta e duas escolas estaduais que se deslocaram do interior de Sergipe para se apresentarem na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju, abrilhantaram o desfile cívico de 7 de Setembro. Se na concentração, os alunos e integrantes das bandas marciais aguardavam ansiosos o início do desfile, após meses de ensaios, na avenida, eles irradiavam alegria. Como recompensa pela excelente performance, receberam aclamação do público que se fez presente em grande número.

A Banda Marcial do Centro de Excelência Dr. Milton Dorta, de Simão Dias, abriu o desfile cívico das escolas da rede estadual de ensino em grande estilo. Segundo o sub-regente, Danrley de Jesus Santos, a banda escolar é composta por 92 integrantes, entre comissão de frente e banda. ʺNós estamos ensaiando desde janeiro e para este 7 de Setembro vamos apresentar um repertório de sete músicas ao público presenteʺ, destacou.

Para Mariana dos Santos, de 15 anos, aluna do Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, da Colônia 13, essa experiência está sendo única. Enquanto Sinhazinha, Mariana puxa a comissão de frente da banda marcial da escola. ʺA gente tem ensaiado desde o início do ano. Neste último mês, intensificamos os ensaios para todos os dias, o que acabou virando um grande evento na nossa comunidade. Tudo isso porque queremos fazer bonito na avenida e representar bem a nossa escola e nossa comunidadeʺ, disse a aluna que se apresenta pela primeira vez na avenida Barão de Maruim, na capital.

O estudante, Zezo Glamour, é Mor da Banda Marcial Professora Edmária Ramos do Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário, de Tobias Barreto, há três anos. Na sua avaliação, diferentemente dos anos anteriores, neste ano houve uma valorização das bandas marciais de todo o estado.  ʺEste ano, a agenda da nossa banda está cheia. Estamos sendo convidados para nos apresentarmos em diversas cidades do estado. Isso é muito gratificante, pois nos dedicamos muito nos ensaiosʺ, comentou.

O auxiliar de administração, Guilherme Santos, chegou na avenida às 10h e afirmou que acompanharia todo o desfile. ʺEstou achando tudo muito bonito. Os alunos estão se apresentando muito bem. Eles merecem os nossos aplausos por abrilhantar o nosso Dia da Independênciaʺ, enfatizou.

 Organização

De acordo com a Comissão Organizadora, a novidade deste ano foi dividir o desfile cívico em três blocos. Essa distribuição permitiu envolver um total de 73 instituições de ensino, sendo 57 escolas estaduais e 16 escolas municipais, comunitárias e particulares. Além disso, garantiu que as escolas do interior do estado pudessem participar também dos desfiles cívicos em seus municípios no período da tarde.