O estado teve 123 premiados por disseminação de boas práticas no consumo de energia elétrica

Na tarde desta terça-feira, 11, alunos e professores foram premiados na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Em Sergipe, foram 1.426 alunos inscritos e 123 medalhas conquistadas por alunos de escolas públicas e particulares.

O objetivo da ONEE é estimular os alunos quanto ao uso racional e eficiente de energia elétrica e torná-los multiplicadores desse comportamento. Em todo o país, mais de 189 mil estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, participaram da ONEE.

A aluna do Colégio Purificação, Yasmim Nunes da Silva, levou o primeiro lugar na competição. Ela destacou os principais aprendizados com a ONEE. “Sempre tive vontade de participar dessas olimpíadas e depois que fiz comecei a perceber mais as coisas. Aprendi muita coisa com a olimpíada. Agora toda vez que vejo uma luz ligada, já desligo. Tiro aparelhos da tomada”, afirma.

A Olimpíada foi dividida em duas etapas. Na primeira fase, os alunos participaram de desafios com a temática da eficiência Energética, aplicando práticas de consumo consciente durante uma semana. Já na segunda etapa, os alunos participaram de provas com questões objetivas de modo que o estudante demonstrasse seus conhecimentos em eficiência Energética.

“Sustentabilidade é um dos nossos valores – pilares da nossa cultura. Esta Olimpíada vem como mais uma ação visando fortalecer a nossa relação com a sociedade e compromisso com as gerações futuras, estimulando as gerações atuais a protagonizarem práticas sustentáveis com o uso da energia elétrica sem desperdícios. São alunos de várias regiões que participaram de desafios sobre como economizar energia na sua rotina. Gostaria de parabenizar a todos os alunos e professores envolvidos no projeto”, afirma o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Currais.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destacou a importância de ações como a ONEE e do Espaço Energia. “Quero parabenizar a Energisa pela iniciativa de manter esse espaço disponível à visitação com objetivo de conscientização, da importância de economizar energia e criar um ambiente de sustentabilidade. Fico feliz em participar desse evento com a certeza de que novos acontecerão e que esse espaço já nos foi ofertado para escolas públicas, particulares e toda educação sergipana”, ressalta Zezinho.

Premiados

Na área de abrangência da Energisa Sergipe, que atende 63 municípios, 123 alunos receberam medalhas. Yasmim Nunes da Silva, do Colégio Purificação, ficou em primeiro lugar. Ela ganhou um notebook e receberá uma bolsa de estudos no valor de R$ 3 mil. O aluno do Colégio de aplicação da UFS, Thauã Santos Cruz, ficou em segundo lugar e o aluno Erick Oliveira Nascimento da Escola Municipal Profª. Adília de Aguiar Leite, em Carmópolis, ficou em terceiro em lugar.

Além dos estudantes, o professor José Adalberto Lima do Nascimento Junior, da Escola Municipal Profa. Maria da Glória Menezes em Carira, levou o primeiro lugar. “A Olimpíada tem tudo a ver com a temática que é discutida no mundo que é a questão do desenvolvimento sustentável e conviver em harmonia com o nosso planeta. Apesar de outras olimpíadas, esta é a única que tem um direcionamento com a Sustentabilidade”, afirma.

Sobre a ONEE

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e realização de concessionárias de energia que operam em 24 estados e no Distrito Federal.