A conclusão da obra de implantação do gasoduto que conecta o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva e Complexo Termelétrico da Eneva em Sergipe à malha de transporte de gás natural da Transportadora Associada de Gás (TAG) representa um marco significativo para o estado. A cerimônia de inauguração está agendada para a próxima terça-feira, 23, às 9h30, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.

Além do governador Fábio Mitidieri, estará presente na solenidade o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também marcarão presença outros agentes do setor e representantes de entidades públicas, como Governo Federal; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), entre outros.

O gasoduto, que tem 25 km de extensão, cruza os municípios de Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Barra dos Coqueiros e possui capacidade para transportar 14 milhões de m³/de gás. A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando o acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional do energético.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, explica que esta conquista é um marco histórico para Sergipe. “Com a expansão da malha, Sergipe se torna um player nacional. A expectativa é de que o estado poderá ser competitivo e atrairá parcela importante das importações de gás natural liquefeito”, disse.

O evento integra a Semana do Petróleo, Gás e Energia de Sergipe, que ocorre de 22 a 26 de julho. Durante todo o período, diversos eventos vinculados ao setor serão sediados em Aracaju, promovendo as potencialidades do estado no mercado nacional e internacional.

Obra

A construção do gasoduto de interligação demandou um investimento de R$ 340 milhões e criou mais de 500 empregos, dos quais, 70% foram ocupados por trabalhadores sergipanos. Além disso, a obra gerou movimentação para a economia local, com o aluguel de equipamentos, contratação de serviços especializados e de insumos para manutenção de canteiros e da construção.

O Governo de Sergipe apoiou a construção do gasoduto por meio da concessão de incentivo fiscal, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (CDI), para aquisição dos tubos fabricados. O benefício, enquadrado no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), reduziu os custos na aquisição do material e, consequentemente, o valor do investimento para a obra, resultando em uma tarifa de transporte mais competitiva, favorecendo a atração de operações para o terminal de GNL da Eneva.

Para a construção do projeto de interligação foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro cada. A empresa que conduziu as obras foi a Spiecapag Intech Engenharia e a ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Serviço
 

O que: Evento de Celebração do Projeto de Conexão do Terminal de GNL e Complexo Termelétrico da Eneva à Rede de Transporte de Gás Natural da TAG

Onde: Teatro Tobias Barreto - Av. Pres. Tancredo Neves, 2209 - Inácio Barbosa, Aracaju - SE

Quando: Terça-feira, 23 de julho - 9h30

Foto: Arthuro Paganini