O governador Belivaldo Chagas assinou nesta quinta-feira (29) a promoção de 36 delegados da Polícia Civil, que ascenderam graças à nova interpretação dos critérios de carreira. A ação se soma às diversas medidas de valorização dos profissionais da Segurança Pública apresentadas na gestão, que vem trazendo suporte às forças do Estado.

Os novos critérios para promoção na Polícia Civil foram comprovados em pronunciamento favorável do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), emitido no último dia 14 de dezembro. Com a revisão, o tempo de serviço total na carreira passa a ser levado em consideração, não sendo mais imprescindível o cumprimento de quatro anos na classe. 347 servidores, entre delegados, escrivães e agentes, são diretamente beneficiados pela medida.

Para o governador Belivaldo Chagas, a promoção é resultado de um trabalho constante de fortalecimento da Segurança Pública em Sergipe, contemplando áreas estrutural e de pessoal. “Nós avançamos, e avançamos muito, na Segurança Pública, e eu quero agradecer a todos que fazem esse trabalho em Sergipe. Foram bons parceiros, mesmo em meio às dificuldades que tiveram, inclusive, na pandemia. Policial não deixou de trabalhar, delegado não deixou de trabalhar. São pessoas a quem devo muito por essa parceria e dedicação de todos. O que estamos praticando aqui hoje é um ato de justiça, de merecimento pelo que fazem, e para que tenhamos mais pessoas comprometidas, avançando nos concursos que pudemos promover. Enfim, quero agradecer de coração por esse apoio que tenho recebido e, claro, para tanto, contamos com a Procuradoria Geral do Estado, que não mediu esforços para emitir os pareceres que dão tranquilidade ao governador para praticar os mais diversos atos em favor da categoria”, disse.

O delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro, destacou as diversas medidas que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado em prol da Segurança Pública. “Pelo entendimento novo, quem já tinha, por exemplo, 16 anos na carreira, completaria o ciclo para chegar ao final. Foi uma interpretação por conta do novo interstício que o governador promoveu. Isso impacta na valorização profissional, porque todo mundo almeja chegar ao final da carreira para ter mais segurança jurídica e melhores condições. Isso é resultado de uma série de ações que vêm sendo feita, como concursos e investimentos em vários fatores. O Governo investiu pesado na Segurança Pública para conseguir reduzir a criminalidade”, salientou.

Novo critério

Na prática, os interstícios promocionais passam a ser de 4, 8, 12 e 16 anos de serviço na carreira para ascensão às classes 3ª, 2ª, 1ª e Especial, respectivamente. Para aqueles a quem a regra do tempo na classe era mais favorável do que a regra do tempo na carreira, nada muda, estando garantidas as suas promoções de acordo com a expectativa atual. Passando a valer imediatamente, o novo entendimento atende aos anseios de toda a categoria.

Esta é mais uma ação do Governo de Sergipe pela valorização dos profissionais da Segurança Pública. No último dia 25 de novembro, o governador Belivaldo Chagas sancionou a lei que assegurou a padronização da denominação dos cargos da Polícia Civil de Sergipe. Na prática, reconhece o trabalho de mais de 350 auxiliares de polícia, agora agentes de polícia - além de pensionistas.