O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), divulgou nesta quarta-feira, 24, a abertura dos editais para a seleção de bares/restaurantes e vendedores ambulantes interessados em comercializar alimentos e bebidas durante os festejos juninos na capital sergipana — o Arraiá do Povo e a Vila do Forró, principais eventos do ciclo junino em Sergipe que serão realizados durante os meses de junho e julho, atraindo milhares de pessoas à Orla da Atalaia.
Os proprietários de bares/restaurantes que desejam atuar no evento deverão realizar a inscrição até o dia 1º de maio. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail: bares.arraiadopovo@funcap.se.gov.br. A fase de habilitação vai até o dia 3, quando será divulgado o resultado parcial. Já no dia 9, haverá o recebimento de propostas e a abertura dos envelopes, e o resultado final será divulgado no dia 10, no site da Funcap. Serão disponibilizadas 12 vagas para a Arena de Shows e outras quatro para o espaço da Vila do Forró, totalizando 16 vagas nesta categoria.
Já no caso dos vendedores ambulantes, as inscrições vão até as 13h do dia 3 de maio, pelo email ambulantes.arraiadopovo@funcap.se.gov.br, e o sorteio das vagas ocorrerá no dia 7. Serão 140 vagas para vendedores de bebidas, 12 destinadas a barracas de comida, 16 foodtrucks e 24 para drinks, totalizando 192 vagas para a área da Arena de Shows. No espaço da vila, serão ofertadas seis vagas para a comercializar na praça de alimentação.
O secretário Especial de Comunicação Social, Cleon Nascimento, destaca que, este ano, os festejos juninos em Aracaju contarão com a participação de 214 empreendedores e estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas, o que reforça o compromisso da gestão estadual com a geração de renda no estado e, consequentemente, com o fortalecimento da economia sergipana.
“São mais de 200 empreendimentos, entre bares/restaurantes e ambulantes, que terão a oportunidade de aumentar seu número de vendas durante o período de maior movimentação em nosso estado, consagrado como o ‘País do Forró’, e mais outras tantas pessoas que também serão beneficiadas a partir dessa cadeia econômica que é movimentada. O sucesso dos festejos juninos em 2023 comprovou que o investimento nesses e em outros eventos trazem resultados muito positivos para a nossa economia, e em 2024 pretendemos alcançar números ainda melhores”, pontua o gestor.
Além de serem uma ferramenta de impulsionamento da economia, os festejos juninos ainda contribuem para a valorização da cultura sergipana, como evidencia o presidente da Funcap, Gustavo Paixão. “Mais uma vez, buscaremos consolidar a força dos nossos festejos juninos e da nossa tradição, mostrando para todo o Brasil que Sergipe, apesar de ser o menor estado do país, é grande em cultura e arte, aspectos tão importantes da nossa sergipanidade. ‘Sergipe é o país do forró’, e o Governo do Estado investe de todas as formas possíveis nesse mote para beneficiar a população”, considera.
Mais informações podem ser conferidas nos editais disponíveis no site www.se.gov.br/funcap.