O Governo do Estado está focado em divulgar e fomentar o período junino na capital sergipana, que este ano contará com 60 dias de programação. Durante a realização da WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina, que acontece em São Paulo, o governador Fábio Mitidieri tem feito networking a fim de aprimorar o turismo do estado. Nesta terça-feira, 16, o gestor estadual esteve com empresas que promovem e operam no turismo. 

Participando ativamente da WTM Latin America, o governador Fábio Mitidieri fez um balanço positivo no envolvimento de Sergipe durante os dois primeiros dias de evento, que segue até esta quarta-feira, 17.  “Sergipe fez muito bonito na WTM. Foram muitas rodadas de negócios. Conseguimos parcerias que vão levar mais turistas, e mais turistas significam mais oportunidades, mais emprego, mais renda para o nosso povo. Que venham outros eventos, pois a economia de Sergipe agradece”, enfatizou.

O chefe do Executivo estadual lembrou ainda que o turismo é uma das prioridades do seu governo e que o Estado tem planos para fortalecer cada vez mais os atrativos turísticos e colocar Sergipe no circuito turístico de forma permanente. Segundo ele, mais que atrair pessoas para o estado, a promoção de turismo reflete na economia do estado. “Percebemos um aumento de passageiros no Aeroporto Santa Maria, e o aumento de circulação de pessoas beneficia diferentes atividades econômicas, desde o ambulante, ao setor de comércio e serviços”, disse, acrescentando que a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em dezembro foi de R$ 301,48 milhões — 55,5% maior que a arrecadação de dezembro de 2022 (R$ 193,8 milhões). 

A secretária-executiva da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Daniela Mesquita, aproveitou também para fazer um balanço da participação de Sergipe na WTM Latin America. “Durante esses dois dias de feira, o resultado foi excelente. A participação do governador Fábio Mitidieri em todas as reuniões que realizamos agrega muito, pois passa credibilidade e faz com que as operadoras coloquem o destino na prateleira”, observou. Outro ponto destacado pela secretária foi a inserção de voos no período de junho. “A gente vai conseguir fomentar ainda mais o turista para Sergipe”, opinou. 

Parcerias

Uma das reuniões do dia foi com a companhia aérea Azul Viagens, que recentemente lançou uma campanha junina, que promoverá alguns dos destinos mais tradicionais em festa do São João pelo Nordeste brasileiro, incluindo a capital sergipana. Além do voo Aracaju-Campina Grande, o estado contará com o voo Aracaju-Confins, em Belo Horizonte. 

Com voos focados no turismo de lazer, a campanha ‘São João do Nordeste é Azul’ tem o intuito de aproveitar a forte atuação da companhia na região para tornar essas festas e toda a beleza e riqueza cultural que as envolvem, conhecidas e reconhecidas também pelos brasileiros das outras regiões do país. 

Outra reunião do dia foi com a FRT Travel Group, que trabalha com uma gama de produtos no turismo, como reservas de hotéis, passagens aéreas, passes de trem, locação de carro, pacotes e seguros de viagem, circuitos e roteiros para todos os continentes. A empresa já atua em Sergipe, e o encontro com o governador Fábio Mitidieri e a equipe do Turismo teve como finalidade estreitar ainda mais essa relação. De acordo com a CEO da FRT, Danielle Meirelles, a empresa tem feito um trabalho mais intenso em Sergipe, já que vem dando resultados positivos. 

“Estive recentemente no destino e vi que é um local organizado e que está em busca dessa melhoria na infraestrutura, passeios e atrativos. O turismo realmente é uma preocupação da gestão estadual. A participação de Sergipe nesta feira representa muito, pois a gente percebe que há investimento e está buscando crescer e se desenvolver, e isso, claro, ajuda a gerar empregos e renda. Em 2023, tivemos um aumento de 42% de vendas no destino com relação ao ano de 2022”, afirmou Danielle, acrescentando que os turistas procuram Sergipe pela gastronomia e pelas experiências diferentes. 

A Orinter Tour Travel também esteve reunida com o governador durante a realização da WTM  Latin America. Focada em viagens corporativas realizadas para relacionamento com outras empresas com forte presença nacional e na América Latina, estando presente em todos os estados brasileiros, a Orinter Tour Travel ressaltou os investimentos que Sergipe tem feito no turismo. Segundo o diretor da empresa, Daniel Firmino, a empresa faz um trabalho forte através das agências de viagens para levar passageiros até Sergipe. “Hoje, embarcamos muitos passageiros. Sergipe é um destino que vem crescendo muito dentro da empresa”, disse, encantado com os atrativos demonstrados no estande da feira WTM Latin America.

Ações voltadas ao turismo

Como forma de captar turistas e auxiliar na divulgação do ‘Destino Sergipe’, o Governo do Estado promoveu, desde o início do ano, algumas ações como a divulgação de forma antecipada do Calendário Anual de Eventos, sendo uma ação estratégica para mobilizar os variados segmentos produtivos ligados ao turismo. 

Além disso,  fez investimentos na área do turismo; retomou voos para Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais;  realizou o Verão Sergipe e eventos como Segundona da Rua do Turista da Rua São João, Arraiá do Povo, Vila do Natal Iluminado e Vila da Páscoa; e também fez diversas parcerias com empresas operadoras de turismo. 

WTM

A WTM Latin America segue até esta quarta-feira, 17, e reúne 620 expositores, 40 países, 27 mil profissionais do turismo e 50 conferências. Além disso, oferece oportunidades de negócios, melhor retorno sobre o investimento e acesso a compradores e influenciadores qualificados da indústria de viagens e turismo. Profissionais de todas as áreas participam do evento, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros. Sergipe levou para a feira um estande com 60 metros quadrados representando pontos turísticos e atrações oferecidas pelo estado.