Iniciativa visa criar oportunidades igualitárias e fomentar um ambiente inclusivo

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Centro Universitário Estácio de Sergipe promoverá, no dia 20 de novembro, segunda-feira, o I Fórum Cultural e Artístico Afrodiaspórico, atividade que busca ampliar a visibilidade e promover a representatividade negra na Arquitetura e no Design sergipanos. O evento ocorrerá na sede da Estácio Sergipe, em Aracaju, a partir das 18h.  

De acordo com Camila de Castro, coordenadora dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores da Estácio Sergipe, o fórum surge como resposta à ausência de representatividade dos profissionais negros nestas áreas. 

“Numerosos profissionais negros, incluindo uma considerável quantidade de arquitetos e designers africanos, contribuem ativamente para suas áreas de atuação pelo mundo. No entanto, muitos desses talentos permanecem à margem das referências literárias, destacando a ausência de representatividade no cenário brasileiro”, destaca a coordenadora. 

Com o tema "Onde vivem a Arquitetura e o Design Afrodiaspórico em Sergipe?”, o evento contará com a presença de renomados profissionais das áreas de arquitetura, paisagismo, design, urbanismo e balé folclórico. Dentre eles, destacam-se a Arquiteta e Urbanista Riva Feitoza, pioneira na arquitetura popular sergipana e ativista social; o Arquiteto, artista plástico e designer Lucas Lemos, proprietário da marca autoral sergipana Tsuru – Arte em Couro; e a Arquiteta e paisagista Lainy Lemos, especialista em paisagismo e destaque na Casa Cor Sergipe 2023.

O Estúdio Topofilia, sob a direção das arquitetas Dauane Santana e Larissa Santos, também marcará presença, compartilhando suas experiências na criação de conexões sentimentais entre o lugar e o usuário, com foco na responsabilidade sociossustentável. Além disso, o fórum contará ainda com a participação do projeto artístico de balé folclórico "Um quê de negritude", que há 16 anos vem divulgando a cultura Afro, Africana e Indígena em Sergipe, por meio de espetáculos que mergulham na história, perpetuando a educação, resistência e antirracismo.

O I Fórum Cultural e Artístico Afrodiaspórico representa um marco para a promoção da diversidade e inclusão no campo da Arquitetura e Design em Sergipe, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da representatividade negra nessas áreas.  “O racismo e o machismo, enraizados de maneira estrutural em nossa sociedade, resultam na segmentação de oportunidades e têm repercussões significativas no reconhecimento desses talentos”, destaca Camila. “ É fundamental reconhecer a importância de criar oportunidades igualitárias e fomentar um ambiente inclusivo, combatendo as barreiras que historicamente limitaram a visibilidade e o reconhecimento de talentos negros nessas áreas”, complementa.

O fórum é gratuito e aberto a estudantes, professores e membros da sociedade em geral interessados no tema. 

Serviço

O que? I Fórum Cultural e Artístico Afrodiaspórico do Centro Universitário Estácio de Sergipe;
Quando? 20 de novembro, segunda-feira, às 18h;
Onde? Auditório 1 do campus da Estácio em Aracaju. Rua Teixeira de Freitas, 10, Salgado Filho. 49020-530.