Aos 18 anos, Sofia Bicalho Dias Araújo, egressa do curso técnico integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, conquistou o primeiro lugar no curso de Arquitetura Paisagista na Universidade do Algarve (UAlg), instituição de Ensino Superior de referência do Sul de Portugal, localizada em Faro, com cerca de 8 mil estudantes e 44 cursos, entre licenciaturas e mestrados. A estudante embarcou na tarde de ontem (21) para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde visita familiares e, de lá, segue viagem porque as aulas começam no dia 7 de outubro.
Sofia concluiu o curso de Edificações no campus Aracaju em 2019 e fez o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado. Pelo Sistema de Seleção Unificada, SiSU, foi aprovada em segundo lugar para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com a nota do Enem, neste ano, também se candidatou a uma vaga no curso de Arquitetura Paisagista da Universidade do Algarve e, após avaliação técnica, conseguiu a primeira colocação.
A jovem optou pela experiência de estudar fora do Brasil. O curso tem uma duração de 3 anos. Desde 2014, estudantes brasileiros usam a nota do Enem a fim de ingressarem em universidades portuguesas. A conquista da ex-aluna é motivo de orgulho para família, professores e dirigentes do IFS campus Aracaju.
A coordenadora do curso de Edificações, professora Karinne Santiago Almeida, revela que Sophia Bicalho sempre compartilhou esse sonho, de ser arquiteta e de morar em Portugal. “ O estímulo aos sonhos de nossos alunos nada mais é do que mostrar que nada é impossível quando se batalha por um objetivo, ela é a prova viva que quando há perseverança, empenho e foco, os resultados acontecem! Leve sua doçura, educação, inteligência e criatividade para trilhar sua bela carreira em terras portuguesas, estou demais orgulhosa de ti”.
Para o diretor-geral Elber Gama o desempenho acadêmico da egressa do IFS campus Aracaju é motivo de orgulho. “Estamos sobejamente felizes pela magnitude da conquista pessoal imbricada, mas também por restar clarividente a relevância institucional, por meio da qualificação profissional de toda comunidade acadêmica e de sua política de excelência educacional, contribuindo no processo de formação e crescimento dos nosso discentes. Parabéns Sophia, que você possa alçar voos cada vez mais altos! ”.
Kenia Bicalho, mãe de Sofia, reconhece a importância do Instituto Federal de Sergipe na vida da filha. “Devido ao ensino ofertado no IFS campus Aracaju ela chegou em primeiro. O estudo e o conhecimento libertam”.
Fonte: IFS