A Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) escreveu um novo capítulo na história do curso de Direito, no último sábado, 23 de março. Pela primeira vez no estado, calouros realizaram a Cerimônia da Capa, marcando o início da jornada em busca do sonho da advocacia.

A Fanese se destaca como a única instituição de Sergipe a oferecer essa solenidade tão significativa para os estudantes, que simboliza o compromisso com a ética e a justiça. O evento ocorreu no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), em Aracaju.

De acordo com o Diretor da Fanese, a solenidade, de origem portuguesa, representa a inserção dos estudantes dentro do curso de Direito. “Existe na verdade um compromisso com a qualidade e formação académica. Então, é justamente para implantar na raiz, na base do aluno, essa vertente de compromisso com a justiça que, simbolicamente, coloca capa. Porque a capa transmite essa ideia de compromisso, sabedoria e também de justiça”, afirma Ramos.

A realização da cerimônia foi uma iniciativa do coordenador do curso de Direito da Instituição, Edson Oliveira, e dos alunos. De acordo com o professor, apesar da solenidade ocorrer em outros estados, é a primeira vez que será realizada em Sergipe.

“Ocorreu em um local bem representativo, que é no auditório da CAASE, da OAB Sergipe. É o mesmo ambiente onde os alunos, após a conclusão do curso de direito e quando são aprovados na OAB, recebem sua carteirinha que representa o documento que habilita para o exercício da atividade profissional”, destaca.

Sob o peso simbólico das capas, os novos estudantes de direito carregam não apenas a promessa de conhecimento, mas também a responsabilidade de defender a justiça e a verdade. É o momento emocionante onde percebem que estão prestes a embarcar em uma jornada que moldará não apenas suas carreiras, mas também a sociedade que juraram servir.