Produtividade, motivação e pontualidade estão entre as melhorias apontadas neste formato de trabalho  

Abordada na Reforma Trabalhista em 2017 e realidade no Brasil desde o período pandêmico, a jornada flexível é  uma das modalidades de trabalho que tem feito a diferença por meio dos trabalhadores brasileiros e vem ganhando força em empresas ao redor do mundo. 

Além de permitir que colaboradores façam a sua rotina mais flexível e possam escolher de onde trabalhar, desde que entreguem resultados e cumpram prazos, há dados que apontam melhoria na produtividade, provando que flexibilidade dá liberdade ao colaborador.  

Não é que o funcionário não siga regras, muito pelo contrário. Tudo deve estar definido, as horas definidas em contrato ainda devem ser trabalhadas, podendo não ser necessariamente em um turno fixo, também firmado no clássico horário comercial: 8h às 18h. 

Diante das mudanças com o período pandêmico, em pesquisa do LinkedIn, ficou exposto que 72% dos recrutadores de talento concordam que a flexibilidade do trabalho (como a opção de fazer home office) será muito importante para o futuro do RH e do recrutamento.

E a Fábrica de Dispositivos, Owl labs demonstrou que 83% dos trabalhadores dizem que uma oportunidade de trabalho remoto os faria se sentir mais felizes em seu trabalho. A Buffer trouxe que 40% das pessoas dizem que um horário flexível seria a melhor vantagem de trabalhar remotamente. 

IMPORTANTE SABER 

A Flexibilização Trabalhista que pode ser lida na Lei 13.467/2017 formalizou a flexibilização da jornada de trabalho no país. Inclusive, esta forma de trabalho pode ser combinada individualmente entre empregador e colaborador. Por isso é fundamental verificar se há acordos ou convenções coletivas que falem sobre o modelo na área de atuação de cada profissional contratado.

Enquanto algumas atribuições são ajustáveis à flexibilidade, outras, como atendimento ao cliente, podem demandar um horário mais exato. Muito se tem discutido de como a jornada flexível pode dar:  

Autonomia; 

Qualidade de vida aos profissionais, impactando positivamente na produtividade; 

Para as empresas, redução de custos e entregas mais eficientes;  

Organização de rotina e pontualidade; 

Motivação. 

A jornada flexível pode ser fixo variável, variável e o livre, incluindo benefícios já previstos pela lei continuam vigentes, assim como férias, FGTS, 13º salário e previdência. Inclusive para quem trabalho no modelo Home Office, sendo CLT. Dentro da opção "Remota", a jornada flexível pode proporcionar:  

Redução na quantidade de tempo gasto em um trajeto estressante.  

Melhor retenção de funcionários. 

Colaboradores mais autônomos.  

Menores custos fixos.  

Melhor uso da tecnologia. 

Maior produtividade. 

“No home office (quando os colaboradores ficam em casa) também está contemplado na forma de trabalho, desde que os horários e as cargas estabelecidas contratualmente sejam seguidos, que as tarefas sejam entregues conforme combinado entre as partes e que as demais regras da empresa sejam seguidas.”, explica Kelli Soares, gestora de Gente e Cultura da empresa CV CRM, empresa que recebeu o 2º lugar no Ranking GPTW de Melhores Empresas paras Trabalhar na categoria “Jornada de Trabalho Flexível 2023”.  

Além de oferecer benefícios e vantagens para a empresa, a jornada flexível consegue trazer melhorias ao para o trabalhador, especialmente ao poupá-lo do deslocamento até a empresa.