Notas que seriam liberadas nesta segunda-feira, 13, foram divulgadas na quinta, 9; resultado pode ser usado para ingresso em faculdades e universidades

Já está liberado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas da edição 2022 do exame foram divulgadas na manhã da última quinta-feira, 9, quatro dias antes do que estava inicialmente previsto pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o órgão, a antecipação do resultado visa dar mais tempo aos estudantes para “se planejar melhor” em seus processos de ingresso no ensino superior.

Os alunos que participaram do Enem 2022 podem consultar suas notas no Boletim de Desempenho, através da página www.enem.inep.gov.br/participante, informando o login e a senha cadastrada no sistema. As notas são calculadas com base no método TRI (Teoria de Resposta ao Item), que relaciona o conhecimento do candidato sobre o assunto à possibilidade de acertos e às características de cada questão. Também são informadas as notas da prova de redação. 

O Enem é o principal processo seletivo do país e teve mais de 2,3 milhões de alunos participantes nesta edição de 2022, que fizeram as provas nos dias 13 e 20 de novembro. Suas notas são utilizadas como critério de classificação e ingresso nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferta vagas em instituições públicas de ensino superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni) que concede bolsas de estudos em faculdades e universidades particulares. 

A nota do Enem também é usada como requisito de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um auxílio concedido a alunos de graduação na rede privada. 

Mesmo com a antecipação do resultado do Enem, o MEC manteve as datas do calendário dos processos seletivos, confirmando as datas do calendário divulgado em dezembro. As do Sisu vão de 16 a 24 de fevereiro, com resultado no dia 28; as do Prouni vão de 28 de fevereiro a 3 de março; e as do Fies abrem entre 7 e 10 de março, com resultado no dia 14. 

Os alunos que participaram do Enem 2022 também podem utilizar a nota deste certame para se inscrever na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), no Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e na Faculdade São Luís de França (FSLF), instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes. As inscrições para essa seleção estão abertas até 29 de março e valem igualmente para os que participaram do Enem entre 2017 e 2021.

Para participar, o estudante deve ter tirado 300 pontos ou mais nas provas específicas e não pode ter zerado a redação. Basta conferir o seu boletim de desempenho no site do Inep e preencher o formulário de inscrição nos sites da Unit (https://www.unit.br/enem) ou da FSLF (https://www.fslf.edu.br/formas-de-ingresso), selecionando o curso desejado.   

Fonte: Asscom | Grupo Tiradentes com informações de Inep, Band e Agência Brasil