Faleceu na tarde desta quarta-feira (3), o bispo emérito da Diocese de Propriá e lagartense de coração, Dom Mário Rino Sivieri.
O italiano que escolheu a cidade de Lagarto como a sua amada terra faleceu aos 78 anos em um hospital da rede particular em Aracaju.
Nasceu em Castelmassa, Rovigo, Itália, a 15 de abril de 1942. Iniciou os estudos na escola elementar de Casapinta e fez os estudos secundários no Seminário Diocesano de Biella, Itália. Fez os estudos de propedêutica no Seminário Arquidiocesano de Torino; o primeiro ano de Teologia no Seminário de Biella, concluindo o curso no Studium Zenonianum de Verona.
Frequentou também o Seminário “Nossa Senhora de Guadalupe” para a América Latina, em Verona. Foi ordenado sacerdote pelo Santo Padre Paulo VI, em 3 de julho de 1966 e incardinado na diocese de Biella, e em 1968 veio para o Brasil, para Diocese de Estância, precisamente na cidade de Lagarto, SE.
Em 31de outubro 1979, recebeu o título de Capelão de Sua Santidade João Paulo II. O Santo Padre João Paulo II dignou-se nomear Bispo da Diocese de Propriá (Sergipe), o Revmo. Mons. Mário Rino Sivieri, até então, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Lagarto, diocese de Estância, aos 18 de março de 1997 sucedendo seu predecessor Dom José Palmeira Lessa, nomeado, também, pelo Sumo Pontífice João Paulo II; Arcebispo Coadjutor de Aracaju, SE, aos 6 de novembro de 1995. Aos 25 de maio de 1997, foi sagrado bispo em Lagarto/SE, onde Dom Mário desempenhou seu ministério sacerdotal por anos ininterruptos.
Eis as suas atividades já como Bispo: Vice-Presidente do MEB; Vice-Presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB; Dimensão Missionária do Regional NE 3 da CNBB sem contar com tantas outras atividades (criação de paróquias, ordenações presbiterais e etc.) desempenhadas como pastor do “rebanho” de Propriá, onde realizou um fecundo ministério episcopal, ao lado do seu clero amigo e diocesanos a ele confiados por Deus. O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia de Dom Mário Rino Sivieri, no dia 25 de outubro de 2017.
Com informações da Diocese de Propriá/SE