Novas vagas de emprego captadas pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) foram abertas nesta segunda-feira, 10. O setor é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e tem sido um importante intermediário para ampliação da geração de empregos em Sergipe. 

São 41 vagas distribuídas entre as funções de bombinador eletricista, técnico de edificações, leiturista, caldeireiro, pintor industrial/predial, soldador, eletricista predial/industrial, vendedor interno, supervisor de vendas, ajudante de cozinha, atendente de lanchonete e balconista de padaria. Entre os requisitos, está a necessidade de experiência nas funções. 

O cadastro deve ser realizado presencialmente na sede do NAT, localizado na Rua Santa Luzia, 680, São José, Aracaju. Interessados devem levar RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, currículo e/ou certificados e experiências.

Novo logotipo do NAT

Ações de incentivo à empregabilidade no estado têm ressaltado o papel social do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) enquanto órgão intermediador e qualificador da mão de obra sergipana. Recentemente vinculado à pasta estadual do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e em um cenário marcado pela atração de novos negócios e investimentos, diálogo permanente com empresariado e compromisso com a geração de emprego e renda, o NAT ganha reformulação do seu logotipo. Além de refletir o atual cenário, a mudança também fortalece o alinhamento com a comunicação visual do governo.

Ao longo dos anos, a trajetória marcada pela criação de oportunidades, fez do NAT uma referência para empregadores e trabalhadores, tanto pela captação e divulgação de vagas de trabalho quanto pela realização de cadastros, encaminhamentos de profissionais para entrevistas de emprego, oferta de cursos de qualificação e ações itinerantes. 

Para o secretário da Seteem, Jorge Teles, a reformulação do logo do NAT representa o momento de renovação vivenciado no estado. “Estamos construindo a expansão do serviço nesse novo tempo, nos aproximando mais do setor produtivo e entendendo quais são suas necessidades; trazendo o trabalhador para perto, também, para que seja feita uma avaliação das demandas técnicas que ainda precisam ser supridas através de cursos ou formação complementar”, afirma. 

Ainda segundo Teles, a mudança vem associada às inúmeras ações desenvolvidas pelo Governo de Sergipe para fomento do desenvolvimento, do emprego e da renda dos sergipanos. A exemplo do projeto Primeiro Emprego, previsto para ser lançado agora no segundo semestre e que objetiva suprir as lacunas que interferem na contratação de profissionais, como a falta de experiências anteriores. Sendo o NAT um importante aliado para inserção e reinserção de trabalhadores no mercado de trabalho, ele também possui papel estratégico para alcance desse objetivo. 

Nos últimos meses, o encaminhamento de jovens para entrevistas de emprego tem sido destaque entre as ações do núcleo, especialmente no que diz respeito a jovens aprendizes. Exemplo disso foram as contratações, intermediadas pelo NAT, para o programa de aprendizagem pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (EMGETIS) e pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). A criação de oportunidades e primeiras experiências com o mercado profissional também estão sendo fomentadas pelo NAT durante a prestação de serviços no ‘Sergipe é Aqui’. Para a última edição, no município de Frei Paulo, foram captadas 55 vagas de emprego destinadas a jovens aprendizes. 

Segundo a superintendente do Trabalho e Emprego do NAT, Marcela Prudente, o atual cenário também é refletido na nova marca. “Ela transmite modernidade com cores vibrantes e mais personalidade, além de refletir o atual momento de criação novas políticas voltadas ao trabalhador e à inserção do jovem no mercado de trabalho, também fortalecendo sua trajetória de referência no estado. Na marca, podemos notar os trabalhadores no centro, pois mesmo a atuação do órgão sendo voltada para trabalhadores e empregadores, fica nítido o compromisso do NAT na geração de emprego para população”, finaliza. 

Atendimento e serviços

Novas oportunidades de emprego são captadas pelo NAT e divulgadas na rede social oficial do núcleo, no instagram @nat_sergipe. Além disso, o órgão também presta serviços de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e solicitação do seguro-desemprego. 

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 7h às 13h. Além da matriz localizada em Aracaju, na Rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José, o NAT possui outros postos distribuídos na capital, como os Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da Rodoviária Nova, do Shopping Riomar e do Parque Shopping; e nos interiores, como Lagarto, Simão Dias, Estância, Boquim, Canindé do São Francisco e Neópolis. 

Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (79) 3222-6949 ou (79) 9 9191-6031.