Com cerca de 99% da obra concluída, o Centro de Excelência Francisco Rosa, no bairro Bugio, em Aracaju, recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, nesta segunda-feira, 27, com o intuito de acompanhar os detalhes da obra. O secretário Zezinho Sobral esteve presente, ouviu demandas das merendeiras e pediu celeridade na finalização dos serviços de reforma para que o centro de excelência seja entregue nos próximos dias, como espera a comunidade escolar.
O 1% que falta é a ligação da parte elétrica, instalação dos aparelhos de ar-condicionado e da tubulação do gás, o que deverá ser concluído até sexta-feira próxima. “É uma obra estratégica, importante. Os alunos desejam, os professores, a comunidade também. Estamos aqui, de uma certa maneira, intensificando as ações, trazendo jardinagem, obras complementares e toda a estrutura para que o prédio escolar rapidamente seja entregue à comunidade. Temos observado a qualidade da obra, mas que seja célere. Estamos monitorando a escola, a empresa está concluindo a parte da instalação elétrica, e a partir daí a gente entrega”, disse o secretário Zezinho Sobral.
Ao visitar a cozinha e a cantina, o secretário da Educação ouviu as demandas das merendeiras Cíntia da Conceição Souza e Maria Simone da Silva. Ele também conversou com o coordenador da escola e morador da comunidade, Hilton Mendonça. “A entrega da escola está sendo muito aguardada. Os alunos estão ansiosos para retornar. A vinda do secretário é muito positiva para agilizar essa entrega”, disse o coordenador.
A reforma e ampliação do Francisco Rosa Santos e reforma da quadra de esportes estão sendo realizadas pela Construtora Eireli, com um investimento da Seduc orçado em R$ 3.312.496,37. Dentro do cronograma das obras está a recuperação de toda a estrutura metálica; a cobertura com telha fibrocimento; substituição dos revestimentos e do piso; substituição das janelas de madeira por basculantes em alumínio; execução de novas instalações elétricas; construção da subestação aérea com poste, transformador, cabos e quadros de energias, com o intuito de que as salas e dependências sejam climatizadas.
Também foram executados todo o sistema de acessibilidade; de combate a incêndio e pânico; de GLP; de nova instalação hidrossanitária. Além da parte de infraestrutura e modernização, a escola também recebe novas áreas de serviços, como a casa de gás e casa de lixo; ampliação da cozinha e despensa perecível e não perecível; reforma da quadra de esporte com execução da nova instalação elétrica e colocação de refletores LED.
Faz parte da obra de ampliação e modernização do Francisco Rosa a construção de arquibancada com cobertura em estrutura metálica e telha em alumínio; construção dos vestiários masculino e feminino; adequações dos ambientes para laboratórios de informática; laboratórios de línguas; laboratórios de ciências; laboratórios de física; adequação de ambiente para auditório para 70 pessoas.