Conforme análise da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Sergipe não será afetado pela onda de calor prevista para acontecer entre os dias 8 e 15 de novembro em algumas regiões do Brasil. O evento ocorre em virtude de um anticiclone que está atuando na média troposfera, causando impedimento da formação de nuvens de chuva e, consequentemente, o aumento gradual da temperatura e calor persistente.

A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, explicou que o evento deve registar marcas extremas de temperaturas em vários estados, podendo superar as ondas de calor que ocorreram nos meses de setembro e outubro. Ainda de acordo com ela, a atuação do El Niño e as mudanças climáticas influenciam a atuação da onda de calor.

“A onda de calor já está nos seus estágios iniciais e tende a ganhar muita força durante os próximos dias, e deve se expandir a partir do fim de semana. Inicialmente, atinge áreas do Centro-Oeste, como nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul”, disse a meteorologia.

Até sexta-feira, 10, o calor mais intenso concentra-se no Centro-Oeste e no interior de São Paulo, destaca Wanda Tathyana. “A partir do fim de semana, a massa de ar quente se amplia e as máximas passam a alcançar mais áreas. Isso porque a massa de ar quente ganha força e se expande geograficamente a partir do sábado”, reforçou.