O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, abriu nesta segunda-feira, 25, a sexta edição do curso de Business Intelligence Aplicado à Segurança Pública. A iniciativa, que ocorrerá nas dependências da universidade até a próxima sexta-feira, 29, é voltada a integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Penitenciário, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Para o reitor, é um orgulho ser um dos parceiros para a concretização do evento. “A UFS, como instituição de ensino formadora, se orgulha muito em poder realizar parcerias como essa, com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, recepcionando em nossos espaços uma iniciativa que vem para fomentar a produção de conhecimento, a capacitação. Estamos sempre à disposição da sociedade, dos órgãos, e não poderíamos deixar de apoiar essa ação em uma área que é tão importante para a sociedade, a segurança”, comentou Valter Santana.

“A universidade está cada vez mais se aprimorando para contribuir de forma positiva para a população, e é isso que estamos fazendo quando abrimos as portas para eventos como esse”, reforçou o reitor.

Objetivo

O curso Business Intelligence Aplicado à Segurança Pública é realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP-SE). O objetivo é capacitar profissionais da segurança pública e órgãos parceiros sobre ferramentas de Business Intelligence.

 

Um dos instrutores presentes em Sergipe para ministrar o curso é Clebson Ferreira, analista da Coordenadoria Geral de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Sou formado em tecnologia de ciência de dados, e o curso em si tem o objetivo de aperfeiçoar a perspectiva de segurança pública no combate à criminalidade, observando os números da criminalidade em uma perspectiva mais profunda e científica. O nosso grupo de instrutores é voltado exclusivamente à área de tecnologia, esperamos ter êxito na transmissão de conhecimento”, pontuou.

Instituições

Participaram da abertura do evento, além do reitor da UFS, representantes da SSP-SE; da Coordenadoria Geral de Sistema de Segurança Pública; da Coordenação Geral de Ensino do MJSP; da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial de Sergipe; da Polícia Rodoviária Federal e da Coordenação Geral de Contrainteligência do MJSP.

Fonte: Ascom/UFS