Atividades orientadas com alunos da universidade e mentores do polo tecnológico qualificam alunos da área de TI para desenvolver soluções e atender a demandas reais, aproximando-os do mercado

A parceria firmada desde 2021 entre a Universidade Tiradentes (Unit) e o Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos e ambientes de inovação da América Latina, já começa a render frutos na empregabilidade dos alunos dos cursos da área de Tecnologia da Informação. Mesmo na primeira metade dos cursos, alunos da instituição vêm conseguindo uma maior e melhor inserção no mercado de trabalho sergipano, em grandes instituições e empresas do ramo. 

Um exemplo disso é Anthony Yuri Feitosa França, aluno do quarto período do curso de Ciência da Computação da Unit, que foi aprovado em um processo seletivo de estágio na Infox, empresa sediada em Aracaju e criada há 35 anos, que atua principalmente no desenvolvimento dos sistemas informatizados de repartições como o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na Infox, Anthony atua no desenvolvimento web, área cuja atividade principal é criar e implementar novas funcionalidades ou aplicações web nos sites, aplicativos e sistemas informatizados de uma determinada organização. “Atualmente, o desenvolvimento para web é a área mais popular dentro de TI. Então, os principais estímulos durante a graduação tem sido para essa área”, explica ele, que trabalha especificamente na sustentação do Creta, o sistema eletrônico operado hoje pelo TRF-5, sediado em Recife (PE) e responsável pela Justiça Federal nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Segundo o aluno da Unit, a oportunidade surgiu a partir da sua participação em três matérias de residência do curso, com acompanhamento de mentores do Porto Digital e de outras empresas sediadas em Aracaju. Nelas, os alunos foram desafiados a desenvolver soluções baseadas em desafios reais fornecidos pelas empresas parceiras do projeto. “Durante a minha primeira disciplina de residência, eu participei de uma reformulação no site da empresa parceira. Eles nos passaram um documento com algumas alterações que eles queriam no site. Ao longo do período, nós entrávamos em contato com a empresa para comunicar o andamento do projeto e então dividíamos as tarefas que precisavam ser feitas”, detalha Anthony.

Ele conta também que, através dessas atividades, teve a oportunidade de aprender a pesquisar e aplicar tecnologias diferentes, bem como organizar equipes e a planejar e estruturar o desenvolvimento de sistemas. Anthony tomou gosto pela área e se destacou nas disciplinas, a ponto de ser recomendado pelos mentores para participar do processo seletivo da Infox. “Eu gostei muito da oportunidade que o Porto Digital proporcionou de ter contato com desenvolvedores mais experientes. Foi através dele que pude me capacitar para desenvolver aplicações além projetos pessoais ou da faculdade e tive contato com os mentores que me indicaram para o processo seletivo”, observa. 

No estágio, Yuri também vive a experiência de trabalhar com outros colegas de curso da Unit, que também foram recém-contratados como estagiários nas equipes da Infox, além de ter colegas mais experientes que também se formaram na mesma universidade. “A Unit me proporcionou todas as oportunidades que tive, além do ambiente que possibilitou que eu aprendesse e colocasse em prática tudo o que eu estudava. Penso agora em utilizar a oportunidade de estágio para ganhar mais experiência, resolvendo as demandas passadas pela empresa e aprendendo na prática com os profissionais mais experientes”, diz ele.