The Science of Human Motricity’ é o título do mais novo livro publicado pela editora Nova Science Publisher, localizada em Nova York. Discorrendo sobre temáticas acerca da Motricidade Humana, a obra foi organizada por Estélio Dantas, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente e coordenador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana da Universidade Tiradentes e por Karollyni Dantas, aluna do mestrado da instituição.

Sua construção e ideia para publicação surgiu por meio da International Human Moricity Network – IHMN, rede que envolve 48 Universidades espalhadas por 19 países. A Unit, representada pelo Professor Dr. Richard Cabral, faz parte do IHMN, que, em 2018, convidou o professor Estélio Dantas para organizar o livro que aborda as diversas vertentes da motricidade humana, discorrendo sobre as temáticas do envelhecimento, educação, saúde e qualidade de vida, medidas e avaliações, neurociências e esportes, treinamento e intervenção.

‘Convidamos todos os pesquisadores das Universidades que fazem parte da IHMN para escreverem um capítulo relatando os últimos achados relevantes, juntamente de pesquisas realizadas em suas respectivas universidades. Essa ação foi realizada em 2019 e durante os anos de 2020 e 2021 foram consumidos em avaliações dos textos, revisões, ajustes e traduções, até o livro ficar pronto”, explica Estélio. 

O livro possui colaboradores do Brasil, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha,  Dinamarca, França, Jordânia, Noruega, Angola e Grécia. Com 26 capítulos, ‘The Science of Human Motricity’ também teve a participação de diversos egressos, alunos e professores da Unit que colaboraram em diversos capítulos como os participantes de estágios pós-doutoral Pablo Pardo, autor do capítulo sobre Sarcopenia e Treinamento Resistido, Cesar Santos, com o capítulo que aborda a temática ‘Risco de Quedas’ e a professora Camila Vorkapic, docente dos cursos de Psicologia e de Medicina.

Karollyni Dantas relembra que o trabalho de construção e organização do livro durou, aproximadamente, dois anos. “É algo muito criterioso, cuidadoso e difícil. Trabalhar na organização de um livro com países diferentes, considerando culturas, formas de pensar , agir e executar distintamente não é uma missão fácil. São 96 autores ao todo, pensando e cobrando ao mesmo tempo. Mas o que importa é o impacto do nosso estudo  na qualidade de vida e resiliência das pessoas. Os capítulos tratam de saúde e educação e esses dois fatores são peças fundamentais em todo livro”, reitera. 

Estélio Dantas afirma que o livro é de suma importância não só para o estudo da motricidade humana, como também para a sociedade em geral. “Cada vez mais as pessoas entendem que um estilo de vida saudável é o caminho para uma vida longa e com bem estar. A prática de exercícios físicos regular e moderadamente, uma alimentação balanceada, controle do estresse e sono de qualidade, saúde mental e meio ambiente saudável são os meios para evitar as doenças crônicas não transmissíveis. O livro ao longo de seus capítulos aborda as últimas descobertas em todos esses campos do conhecimento e, certamente, incentivará novas pesquisas”.

O livro está disponível na versão e-book ou impresso com capa dura e pode ser adquirido no site da editora Nova Publishers.  

Por Shirley Vidal, assessora de Comunicação