A obra “Democracia e Políticas Públicas: Reflexões a partir do Nordeste brasileiro” reúne série de artigos produzidos por alunos de mestrado e doutorado em Direito da Unit
Uma coletânea de pesquisas que demonstram a situação dos direitos humanos no Nordeste brasilleiro, através das relações entre o Estado Democrático de Direito e a garantia de políticas públicas para a população. Elas foram desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD), da Universidade Tiradentes (Unit), e estão reunidas no livro “Democracia e Políticas Públicas: Reflexões a partir do Nordeste brasileiro”, que foi lançado nesta quinta-feira, 7, em evento realizado no Memorial de Sergipe, em Aracaju.
Ao longo do ano passado e durante cerca de nove meses, um grupo de alunos de mestrado e doutorado do PPGD/Unit, coordenado pelo professor-doutor Fran Espinoza, desenvolveu oito artigos relacionados a temas como polarização política no Brasil, impacto dos algoritmos e redes sociais no cenário político, práticas de educação para pessoas com deficiência e segurança alimentar das comunidades indígenas Xocós que habitam a região entre Sergipe e Alagoas.
“Nós somos conscientes de que, tanto para transitar na democracia quanto elaborar políticas públicas para os direitos humanos, precisamos desenvolver pesquisas pensando nessas visões locais. Essa conexão a gente faz tanto no âmbito local como no âmbito latino-americano, e é importante. Podemos pensar por que a democracia, tanto aqui como no resto da América Latina, está sofrendo grandes desafios”, resume Espinoza, que foi o organizador do livro. “O Nordeste é uma das regiões que têm menos produção científica. A ideia é nos posicionar no Brasil como cientistas e produzir pesquisas científicas desde o Nordeste, mas pensando no Nordeste e na América Latina”, completa.
Um dos principais focos da pesquisa está na realidade de comunidades mais vulneráveis no Nordeste brasileiro, com questões como a da segurança alimentar e a reconstrução da identidade cultural. Uma das comunidades estudadas foi a dos indígenas Xocós, na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha.
“Em vários pontos, essa obra toca em aspectos que não foram abordados anteriormente, principalmente no que toca ao trabalho sobre o povo Xocó, por ser um povo que ao mesmo tempo é muito estudado pelos pesquisadores das ciências humanas e de antropologia de Alagoas, mas não é tão abordado ainda na área jurídica, principalmente sobre a questão alimentar, em Sergipe. No aspecto sergipano, ainda é um fator que precisa ser mais bem estudado, e precisa ser melhor administrado pelo estado de Sergipe”, ressalta o doutorando Bruno Teixeira Lins, que participou de duas pesquisas publicadas no livro.
A obra também conta com duas pesquisas realizadas durante o Programa Laboratório Social, realizado através de uma parceria da Unit com a Universidad de Valladolid, na Espanha, permitindo que alunos e pesquisadores da Unit façam pesquisas com co-orientação e mobilidade acadêmica na instituição espanhola. “Ter estes artigos no livro mostra o resultado de um trabalho que a gente está conseguindo desenvolver e colocar de forma explícita e acessível para a sociedade. É uma forma de a gente estar sempre se aproximando das boas práticas de internacionalização da pesquisa, e trazendo um pouco disso para quem quiser ter acesso”, diz a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro.
O livro “Democracia e Políticas Públicas: Reflexões a partir do Nordeste brasileiro”, tem 274 páginas e foi publicado pela EDISE, editora ligada à Imprensa Oficial de Sergipe (Iose). Ele pode ser baixado gratuitamente, em formato e-book, através do site da Edise: https://iose.se.gov.br/edise/.
Asscom Unit