A Polícia Militar do Estado de Sergipe, atendendo à determinação do governador do Estado, Fábio Mitidieri, realizou na manhã desta segunda-feira, 9, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Aracaju, a seleção de 40 policiais militares que serão encaminhados a Brasília, para auxiliar a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). 

A convocação dos policiais ocorreu na noite do domingo, 8, após atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, no Distrito Federal. “Ontem, a Polícia Militar deflagrou uma convocação em caráter de urgência para aqueles policiais militares que possuem Instrução de Nivelamento e Conhecimento do Ministério da Justiça, a fim de serem mobilizados o mais breve possível, para serem encaminhados à capital federal”, citou o chefe da PM-5, setor responsável pela comunicação da PMSE, tenente-coronel Donato.

“Na manhã de hoje, essa seleção já foi realizada. Mais ou menos, 70 policiais compareceram ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, dos quais 40 foram selecionados para ir a Brasília prestar apoio efetivo à PMDF. Mais cinco policiais foram deixados na reserva, caso alguma situação surja posteriormente e impeça algum desses 40 de ir, para poder fazer a devida substituição”, completou o oficial.

Também nesta segunda, o secretário de Segurança Pública, João Eloy, enviou ofício ao secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, com o seguinte conteúdo: “por ordem do Exmo. Sr. Governador do Estado de Sergipe, diante das cenas que vislumbramos acontecendo em Brasília, com fito em restabelecer a paz, a ordem e o Estado Democrático de Direito, informamos que nosso Estado está colocando à disposição 40 profissionais, devidamente habilitados com Instrução de Nivelamento e Conhecimento (INC), para apoiar de imediato as forças de segurança no DF ou em outra localidade que necessite de apoio”.

O efetivo selecionado embarcou às 3h desta terça-feira, em voo comercial que partiu do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.