O professor do Departamento de Psicologia, Kleber Matos, lançou o seu primeiro livro, intitulado “Um domingo com Belchior”. A obra traz a relação do autor com as músicas do cantor cearense e como elas foram importantes na sua vida pessoal e profissional. “Belchior passou a aparecer nas coisas da minha vida e do meu trabalho, como professor. Uso sua produção como uma referência acadêmica também”, conta o autor.
A ideia da produção surgiu pelo incômodo que Kleber sentiu a partir de notícias vinculadas ao suposto desaparecimento do artista e o seu falecimento, que aconteceu em 2017. Dividido em 4 capítulos, a obra possui 117 páginas.
“Quis tornar realidade, em uma forma literária, outros modos de lidar com a presença desse grande artista nesse mundo. Essa é a missão de ‘Um domingo com Belchior’: mostrar os sentidos que sua música ganha em vidas de gente comum, como eu”, afirma Kleber Matos.
O livro começou a ser escrito em 2023 mesmo, no entanto, ele destaca que a elaboração iniciou em um período bem anterior, ressaltando a conexão que sentiu desde que escutou a primeira música . “No meu corpo, essa escrita vem de um tempo que não tenho como precisar. Talvez desde o momento em que escutei seu primeiro disco, suas músicas na sua voz, isso no final dos anos de 1970”, diz o professor.
Apesar de já estar sendo vendido, o lançamento oficial do livro acontecerá durante o recesso natalino, em dezembro, na cidade de Fortaleza/CE. Em Sergipe, é possível adquirir a obra em livrarias físicas de Aracaju.
Kleber Mattos, assim como Belchior, é cearense. Formado em Jornalismo e Psicologia, ingressou, em 2006, como professor do Departamento de Psicologia da UFS, onde leciona até os dias atuais.
Marcela Sousa
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS