O projeto disputou com mais de mil concorrentes de todo o país e, desses, apenas 32 foram selecionados para a etapa final 

O professor Marcos Paixão Bastos dos Santos, egresso do Centro Universitário Ages, foi vencedor na categoria ‘ensino fundamental 2 do Prêmio Professor Porvir, promovido pelo Instituto Inspirare. O projeto do professor de História da Escola Municipal Tennyson Fontes Souza, do município de Itabaianinha (SE), contou a histórias das mulheres que trabalham com a produção de vassouras artesanais, fabricadas a partir da pindoba, uma espécie de palmeira, que serve como matéria-prima. 

Paixão conta que o projeto mobilizou a cidade e marcou a vida dos alunos e das mulheres vassoureiras. “Neste trabalho foram envolvidas as turmas do 6º ao 9º ano, foram mobilizados os moradores de Itabaianinha e os povoados ao redor, com exposição de fotos das mulheres vassoureiras e rodas de conversa sobre empoderamento feminino”, explica. 

“Por essa contribuição, os estudantes desenvolveram habilidades cognitivas e sociais, criticidade, argumentação, comunicação, autonomia, espírito de cooperação e respeito às diferentes práticas culturais de sua gente. Não menos importante, aprenderam na prática a valorizar o trabalho de seus pais, amigos e colegas”, pontuou o professor.  

Natural de Santa Luzia do Itanhy/SE e atualmente residindo no município de Itabaianinha/SE, o egresso da Ages, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, concluiu sua licenciatura em História em 2019. Segundo ele, a Ages foi fundamental para a sua jornada acadêmica e profissional, proporcionando não apenas conhecimento teórico, metodológico e educacional, mas também valores humanos que transcendem as salas de aula.  

“As ementas curriculares com ênfase em pesquisa, metodologia ativa e extensão deixaram uma marca significativa no desenvolvimento de habilidades e competências cruciais que aplico como educador. Essas experiências moldaram meu compromisso em alinhar o ensino à pesquisa, influenciando positivamente colegas, escolas e redes de ensino”, disse.

Ainda segundo o professor de História, a Ages contribuiu, durante sua passagem pela instituição, com a potencialização do protagonismo do estudante, inspirando um perfil de liderança e gestão educacional. “Atualmente, essa influência se reflete na minha posição como coordenador de uma rede municipal de ensino. Hoje, falar da Ages é olhar para dentro do meu processo formativo e perceber o quão necessária a instituição foi em cada fase que perpassei, tornando-se uma peça fundamental em minha trajetória”, declarou Marcelo.  

Prêmio Professor Porvir 

O Porvir é a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros. Em 2019, após sete anos como um projeto do Instituto Inspirare, tornou-se uma organização autônoma e sem fins lucrativos. 

Premiação 

Todos os vencedores de todas as categorias e premiações especiais foram convidados para participar do Festival Porvir, em maio de 2024, na cidade de São Paulo. As despesas de viagem, alimentação e hospedagem serão pagas pela organização. 

Durante a programação, os ganhadores receberão homenagens e terão acesso a espaços para apresentar suas práticas e debater com outros educadores sobre os desafios da profissão. Eles também receberão o direito de uso do selo de Professor Porvir, que identificará docentes que influenciam a transformação da educação.