Eleita para um mandato de dois anos como Membro Titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS), Carla Jeane Helfemsteller Coelho Dornelles representa Sergipe

A Professora doutora Carla Jeane Helfemsteller Coelho Dornelles, membro do Conselho de Ética e Pesquisa da Universidade Tiradentes (CEP/Unit SE) e docente dos programas de Pós-graduação em Educação e em Direito da instituição sergipana, foi eleita para mandato de dois anos como Membro Titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS), durante reunião extraordinária remota do Conselho Nacional de Saúde – CNS, em eleição realizada no dia 19 de novembro de 2021. 

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) está ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Em cumprimento à sua missão, a Comissão elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos participantes de pesquisa e coordena o Sistema CEP/Conep. O Sistema também envolve pesquisadores, assistentes de pesquisa, professores e universitários em iniciação científica, instituições de ensino, centros de pesquisa, fomentadores de pesquisa e os participantes de pesquisa.

Carla considera de fundamental importância a sua participação em um órgão responsável pelo acompanhamento da pesquisa científica no Brasil, representando a área das Ciências Humanas e Sociais. “Como realizei meu mestrado e doutorado pesquisando sobre Ética, esta participação contribuirá para ampliação do conhecimento, avanços em termos da continuidade das pesquisas, e consequentemente, qualificação em termos da minha capacidade técnica enquanto pesquisadora, professora, orientadora”, explica. 

Carla afirma que o incentivo do CEP/Unit, coordenado pela professora Dra. Adriana Karla Lima, foi fundamental para que ela fosse eleita. “Adriana exerce esta coordenação com maestria, divulgando todo o conteúdo sobre ética na pesquisa, compartilhando conhecimentos com os membros do CEP, e nos incentivando a participar das ações de forma ampla, representando o CEP da IES. Além disto, a partir do resultado no qual fui eleita, a Professora Adriana comunicou todos os demais setores nos quais atuo na IES (o PPED, o PPEG e a Graduação Online), solicitando dispensa das atividades nos turnos em que precisarei representar a instituição na CONEP, por ocasião das atividades mensais”, completa Carla.

A pesquisadora também ressalta que os Comitês de Ética são órgãos que existem para contribuir com a qualidade da pesquisa realizada no país, por meio do cuidado da integridade e dignidade das pessoas envolvidas. “É algo de suma importância em tempos de imediatismo onde a ética, por vezes, torna-se apagada. Desta forma é fundamental que todos os projetos de pesquisa institucionais vinculados à TCCs, Dissertações ou Teses, que envolvam de alguma forma os seres humanos (como: dados pessoais, entrevistas e questionários, por exemplo) devam ser apreciados previamente por um Comitê de Ética”.

Fonte: Asscom Unit