Em cinco anos, o Projeto Mentoria se tornou permanente e já tem perspectivas para os cursos EAD.

Quem não lembra do primeiro dia de aula na universidade? O entusiasmo, o medo e as dúvidas parecem que vão explodir o cérebro, não é? Pensando em ajudar os novos estudantes a passar por esse período com mais tranquilidade, a Universidade Tiradentes criou o Projeto Mentoria, em 2017. O sucesso foi tão grande, que o projeto já se tornou um programa permanente, com cerca de 70 mentores e representatividade em todos os cursos. A Unit também já prevê a ampliação para atender os cursos de Educação a Distância (híbridos, online e semipresenciais).

Quando o projeto foi concebido, abrangia apenas os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Engenharias, Nutrição e Odontologia. Mas, em 2020, todos os cursos presenciais da Unit passaram a ser contemplados. Atualmente, o programa conta com mais de 60 mentores. São estudantes a partir do 5º período de cada curso aprovados por meio de processo seletivo. Eles acompanham os alunos recém-chegados, integrando-os à vida acadêmica e à rotina na universidade por meio de diversas atividades. 

“São atividades de engajamento para despertar no aluno o sentimento de pertencimento à nossa instituição, para que ele conheça e goste de estar aqui. Então, os mentores fazem o Cine Mentoria, fazem tarde de esporte e outras atividades em que o calouro venha à universidade quando nem tem aula, mas ele vem para estar aqui, ficar junto com os colegas e viva mesmo à nossa instituição”, explica  a coordenadora do programa, Janice Domingues.

Em virtude da pandemia, com as aulas ocorrendo de forma remota, o Projeto Mentoria realizou suas atividades no ambiente virtual. “Na pandemia, conseguimos implantar o programa em todos os cursos da Universidade, inclusive medicina. Foi uma grata surpresa ver o tanto que os alunos participaram. A frequência sempre era maior do que antes da pandemia, ou seja, a necessidade deles de voltar a estar junto, de voltar a ficar perto das pessoas. Então, foi muito gratificante”, relembra.

Em 2022, com a retomada das atividades 100% presenciais, houve a ampliação dos períodos assistidos pelos mentores. “Até o 4º período, os alunos ainda não tinham vivenciado a universidade. Então, são os nossos alunos pós-pandemia que precisavam muito ser acolhidos. E nós trabalhamos para que eles tivessem esse acolhimento, inclusive abrimos para estudantes do 3º e do 4º período que quiserem, podem participar das atividades”, diz a coordenadora.

Fonte: Asscom Unit