Os serviços executados pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) não foram impactados pelo apagão elétrico que afetou 25 estados, inclusive Sergipe, e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira, 15. Durante a pane, o atendimento dos números 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros, e, inclusive, o monitoramento com câmeras seguiram funcionando normalmente.
De acordo com o diretor do Ciosp, major Daniel Couto, na manhã desta terça, as mais de 100 câmeras instaladas na região metropolitana de Aracaju continuaram registrando a movimentação em diversos pontos da capital, já que os materiais são dotados de tecnologia que impede o desligamento automático no caso de falta de energia.
Ainda segundo o oficial da PM, os trabalhos na sede do Ciosp, especificamente o atendimento aos telefones 190 e 193, também seguiram funcionando normalmente, visto que o local dispõe de gerador de energia.
"A maioria de nossas câmeras tem instalado um equipamento chamado nobreak. Então, elas se sustentam no momento da falta de energia. O Ciosp também possui toda uma tecnologia de estabilização da energia, através de nobreaks e geradores", citou o diretor do Ciosp, major Couto.
Videomonitoramento Ciosp
As câmeras de segurança pública estão distribuídas pelas localidades de maior movimentação de pessoas na capital sergipana. No videomonitoramento, atuam colaboradores treinados para a identificação de atitudes suspeitas através da análise das imagens geradas pelas mais de 100 câmeras instaladas na Grande Aracaju.
As imagens são monitoradas em tempo real pelos operadores do Ciosp, que verificam situações suspeitas e acionam as equipes da Polícia Militar que estejam mais próximas ao local do fato. Com a rede de câmeras, os operadores do Ciosp mantêm o monitoramento dos suspeitos e continuam repassando novas informações às equipes policiais acionadas.
Em casos de ocorrências, o sistema também faz a busca de outras câmeras no entorno do local do fato. Essa ação visa facilitar o atendimento à ocorrência e o encaminhamento da equipe policial para o melhor atendimento à população.