Com o apoio do Governo do Estado, mais uma edição do Sealba Show será realizada no Parque Cunha Menezes, às margens da BR-235, em Itabaiana, no Agreste de Sergipe, de 1º a 4 de fevereiro. Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 18, foi apresentada a programação do evento que deve reunir 20 mil pessoas. 

A feira acontecerá em uma área de 65 mil metros quadrados, com a presença de mais de 150 marcas expositoras. A expectativa é que o volume de negócios seja de cerca de R$ 80 milhões, ficando, segundo os organizadores, entre as três maiores feiras do Nordeste.

O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, explicou que o evento marca o início do calendário agrícola anual, que se destaca na região pelo plantio de grãos, especialmente o milho. “Também é uma oportunidade de Sergipe mostrar o que temos de melhor em termos de produção agropecuária. São em torno de 20 mil de pessoas, inclusive, de outros estados brasileiros. Outra questão é a importância econômica: a agropecuária impacta no PIB [Produto Interno Bruto] e é responsável pela segurança alimentar da população. É uma oportunidade que temos para fomentar e fortalecer, ainda mais, nosso território produtivo de grãos e incrementar a tecnologia em termos de máquinas, insumos e serviços”, destacou.

De acordo com o presidente da Federação de Agricultura do Estado de Sergipe, Ivan Sobral, além do volume de negócios realizados nos quatro dias de evento, o Sealba Show movimenta toda economia da região. “A feira impacta diretamente a economia tanto no volume de negócios quanto no comércio geral, com o consumo direto dos participantes, tanto do público do estado como dos empresários que vêm de outros estados para participar da feira. Há um grande movimento nos restaurantes, nos hotéis e pousadas. Então, é um evento que também é muito benéfico para economia, para o comércio local e de todo o estado, porque até os hotéis que indicamos na capital sergipana ficaram com lotação máxima. É o maior evento em volume de negócios de Sergipe e um dos maiores do Nordeste brasileiro”, pontuou.

No Sealba Show 2023, além das oportunidades de negócios e oferta de tecnologias, os produtores poderão ter acesso a crédito rural, palestras e oficinas, aprimorando o conhecimento na área.  “O agricultor que visita o Sealba Show tem a oportunidade de conhecer soluções para todos os tipos de culturas, das mais significativas para a região Sealba [Sergipe, Alagoas e Bahia], que é o milho, principal produto agrícola, mas também teremos para o produtor de citrus, cana de açúcar, além da agricultura familiar”, disse o presidente da Faese.
    
Sealba Show

O Sealba Show é realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe, tendo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como correalizador. A feira conta com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/Sergipe, Banese, Banco do Nordeste e apoio do Governo de Sergipe e da Prefeitura Municipal de Itabaiana.

“Além da infraestrutura e logística do Estado, para receber os visitantes, teremos nossas equipes técnicas da Seagri, Emdagro e Coderse que farão palestras técnicas e prestarão serviços, a exemplo da orientação de como acessar o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec). É importante lembrar que teremos todo apoio da Secretaria de Segurança Pública, com policiamento e com o Corpo de Bombeiros durante todo o evento. Enfim, é uma ação de governo”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva. 

Fora o policiamento e apoio do Corpo de Bombeiros, as forças de segurança do Governo de Sergipe também estarão presentes na segunda edição do Sealba Show por meio do estande da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeatos.