Por mais um ano, Sergipe se destaca nacionalmente na efetividade e comparecimento dos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem 2024, apontam que Sergipe foi o estado com o maior percentual de presença no primeiro dia de provas, ocorrido no último domingo, 3.

Foram 69.376 inscritos no Enem em Sergipe, sendo 22.069 da rede pública de ensino. Os dados mostram que 78,9% compareceram ao primeiro dia de provas e 21,1% estiveram ausentes. O número é também superior ao do ano de 2023, quando Sergipe teve 65.543 inscritos, sendo 12 mil estudantes da rede pública estadual de ensino, e a taxa de comparecimento foi de 75,3%. Em segundo lugar no ranking está o estado do Ceará (78,5%), seguido por Rio Grande do Norte (77,6%) e Piauí (77,1%).

"Esse destaque de Sergipe, mais uma vez, é resultado de todo o trabalho desenvolvido e engajado de todas as nossas escolas, professores, gestores e equipes pedagógicas desde o início do ano letivo. Sergipe tem se destacado com a participação dos estudantes em todo o processo desde o cotidiano das aulas como também as ações, revisões e simulados. Além disso, somos o estado com maior média na redação do Enem em 2023 com 604,5 pontos. Todos esses resultados positivos mostram que a educação sergipana está no caminho certo. Temos a certeza de que nossos estudantes farão bonito no segundo e alcançarão os seus objetivos", destacou o secretário da Educação, Zezinho Sobral.

Para que Sergipe chegasse mais uma vez ao topo do ranking nacional de presenças no primeiro dia do Enem, uma grande operação logística e motivacional foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Para ofertar a segurança e pontualidade aos 212 locais de prova, a Seduc mobilizou uma ampla estrutura de transportes para os alunos.

Nos dois dias de prova são disponibilizados 122 ônibus, 41 micro-ônibus e 211 vans para percorrer as 441 rotas, cobrindo todas as regiões do estado e atendendo a estudantes de todas as nove diretorias regionais de educação (DREs). Os estudantes de Aracaju também contam com o benefício do passe livre no transporte público, facilitando ainda mais o deslocamento.

“Tudo funcionou de forma planejada, organizada com antecedência e toda a atenção necessária dos fiscais que integram o programa Fiscalização Nota 10. Preparamos todas as rotas, veículos e profissionais para garantir pontualidade e segurança tanto na ida às provas quanto no retorno para suas casas. Ficamos felizes em ver que tudo funcionou plenamente e garantiu a presença dos nossos estudantes. No segundo dia de prova teremos a mesma logística”, pontuou Sandra Ribeiro, diretora do Departamento de Transporte da Seduc.

Quem também celebrou a estatística foi Gisele Pádua, coordenadora do programa Pré-Universitário da Seduc. “A pasta realizou toda uma preparação dos estudantes no quesito conteúdos, mobilizou a todos sobre a importância do comparecimento, contou com a presença dos profissionais do programa Acolher para garantir a atenção psicossocial dos estudantes e fez o acolhimento nos pontos de prova. Fizemos toda uma movimentação sobre a importância do horário, dos materiais, da antecedência e da tranquilidade. Ficamos radiantes em ver mais uma vez Sergipe fazendo bonito no Enem”

Segundo dia

Para o segundo dia de provas do Enem 2024, no próximo domingo, 10, equipes da Seduc estarão posicionadas em pontos estratégicos, como as entradas da Universidade Tiradentes (Unit) e do Centro de Excelência Professor João Costa, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju; além de mais 31 pontos no interior, para oferecer suporte aos candidatos. Esses locais contarão com o apoio do Programa de Atenção Psicossocial nas Escolas Públicas (Acolher) e do Programa Pré-Universitário (Pré-Uni), montados para orientar os estudantes.

“Todo o comprometimento das equipes da Seduc e da rede estadual fez diferença para os êxito de Sergipe no primeiro dia. Repetiremos a ação e estaremos juntos com o programa Acolher oferecendo um ambiente de confiança e suporte para que cada aluno se sinta acolhido, seguro e preparado para dar o melhor de si nesse momento”, afirmou a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos.

No segundo dia de provas, os alunos responderão às questões de Matemática, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os inscritos terão um total de cinco horas para responder as 90 questões de múltipla escolha.