Um grande salto na qualidade da alimentação escolar ofertada para os alunos da Rede Pública Estadual de Sergipe foi dado nesta terça-feira, 4. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), lançou o programa Filé de Camarão na Alimentação Escolar, no Centro de Excelência Leandro Maciel, bairro Ponto Novo, em Aracaju. A ação tem por objetivo promover uma alimentação escolar diversificada para garantir a segurança alimentar e nutricional de mais de 20 mil estudantes de 42 unidades escolares que ofertam o ensino em Tempo Integral, localizadas na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e Diretorias Regionais de Educação 1 e 6.

De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Seduc (DAE/Seduc), Lucileide Rodrigues, o projeto também vem fortalecer a agricultura familiar de Sergipe e comercializar os produtos agropecuários por meio da compra direta e geração de renda (Lei 11.947, de 16 de junho de 2009 e Resolução FNDE de 08 de maio de 2020).

“O programa Filé de Camarão na Alimentação Escolar foi planejado para o atendimento às unidades integrais da DEA e das DREs 1 e 6 inicialmente por serem regiões de grande produção do produto, respeitando a regionalização dos hábitos alimentares e faixa etária dos alunos. O camarão é um alimento típico de Sergipe, além de ser altamente nutritivo, rico em vitaminas do complexo B e ômega 3, que auxiliam no desenvolvimento, aprendizado e outras funções cognitivas”, explica a diretora Lucileide Rodrigues, que é engenheira de alimentos, ao ressaltar que “os cardápios que têm filé de camarão serão ofertados quinzenalmente”.

A aquisição desses gêneros alimentícios serve de incentivo para a produção agrícola local e para o desenvolvimento dos municípios produtores do crustáceo. O projeto Filé de Camarão na Alimentação Escolar é fruto de investimento na ordem de R$ 609.119,10.

“As unidades já começaram a receber o crustáceo. Cada uma fará o controle da oferta e da preparação mediante os Termos de Consentimento dos Pais ou Responsáveis Legais, que autorizam o consumo do camarão. Assim como todos os itens distribuídos para abastecer as cozinhas das escolas, o camarão também terá todo processo de distribuição por meio do Sistema de Alimentação Escolar (Saesc), monitorado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE)”, reforça a gestora.

Compromisso cumprido

Para o governador Fábio Mitidieri, fornecer a alimentação escolar é uma obrigação cumprida com muita responsabilidade pelo Governo do Estado e uma política pública muito importante. Incluir o camarão no cardápio é um grande avanço, pois agrega saúde, segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento, regionalização e fortalece a agricultura familiar.

“É mais uma promessa que concretizamos e ficamos felizes ao ver que os nossos alunos aprovaram a ideia. Trazer o camarão para nossas escolas contribui para o desenvolvimento econômico de Sergipe, com a valorização da produção sergipana. Trabalhamos para incluir produtos típicos de Sergipe na merenda escolar para incentivar a economia local e melhorar o valor nutricional da refeição ofertada”, pontuou.

Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, ofertar o camarão na alimentação escolar é mais um cumprimento do plano de governo, agrega inclusão e sergipanidade na mesa do aluno da escola pública e potencializa a produção sergipana.

“Sergipe se destaca em incluir o crustáceo na merenda escolar de 42 escolas da rede estadual. É um ganho nutricional e um avanço para estudantes e produtores sergipanos. Alimentação escolar de Sergipe é feita com planejamento e muita organização. Trazer o camarão para a merenda escolar foi um grande avanço resultante de muita pesquisa feita pelos técnicos do DAE/Seduc, visitas técnicas às escolas, comprometimento, capacitação e, especialmente, com a aprovação do principal consumidor: o aluno sergipano”, destacou o gestor da pasta da Educação.

Teste de aceitabilidade e capacitação

A opinião do aluno da escola pública sergipana é muito importante na tomada de decisões do Governo do Estado. O DAE/Seduc, empenhado desde o mês de março para implantar a regionalização da merenda escolar, garantindo segurança alimentar e nutricional, percorreu escolas circunscritas às Diretorias Regionais 1 e 6 para realizar o teste de aceitabilidade de novos produtos da agricultura familiar, entre eles o camarão.

Todo processo aconteceu em conformidade com a resolução CD/FNDE nº 26, que determina que a Seduc deve aplicar o teste de aceitabilidade sempre que introduzir no cardápio alimentos novos ou quaisquer outras alterações inovadoras na merenda escolar. O resultado foi um sucesso presencialmente e nas redes sociais.

“Os alunos responderam a um questionário contendo todos os pontos de inserção de novos pratos e produtos. Eles testaram a qualidade, fizeram toda análise, deram suas opiniões, falaram sobre os gostos, saúde etc. Além de verificar os alimentos, também foi testada a manipulação, o modo de preparo e como é servido. Todo processo foi acompanhado por técnicos da Seduc, entre eles, nutricionistas, e comissão de agricultura familiar”, afirmou Lucileide Rodrigues.

Para o secretário da Educação, proporcionar o teste de aplicabilidade é dar a oportunidade para o estudante escolher o que deseja na merenda escolar. “É um grande incentivo para quem produz e comercializa, além de proporcionar segurança alimentar e valor nutricional. A gestão democrática também passa pela alimentação escolar, na qual o aluno prova e escolhe se aquele produto é o que ele deseja no cardápio escolar”, complementou Zezinho Sobral.

Além disso, o Departamento de Alimentação Escolar da Seduc capacitou as unidades escolares para o recebimento e preparação da nova proteína, e providenciou equipamentos para o armazenamento adequado. “A capacitação de merendeiros na manipulação, armazenamento e cuidados com o camarão foi um passo muito importante no processo. Eles receberam informações dos técnicos sobre os valores nutricionais do camarão, o armazenamento adequado, a manipulação e as opções de cardápio de acordo com o já oferecido, além de como evitar reações alérgicas e o que fazer caso seja identificado algum caso. O camarão chegará sem cascas, limpos e congelados, e que, como os outros alimentos, deverá ser observada a validade e utilizar o método PVPS [primeiro que vence, primeiro que sai], entre outras informações”, reforçou Lucileide Rodrigues.

Chamada pública

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e levar para a merenda escolar alimentos de boa procedência, a Seduc publicou, no mês de abril, o edital de chamada pública para aquisição do camarão e mais três gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar (grupos informais, fornecedores individuais, grupos formais): o leite de coco, o arroz branco e o pão de macaxeira.

Com um orçamento de R$ 1,2 milhão, o pão de macaxeira e o camarão passaram pelo teste de aceitabilidade, recentemente, e comporão o cardápio escolar dos centros de excelência do sul sergipano (DRE 1), baixo São Francisco (DRE 6) e de Aracaju (DEA). Cooperativas ligadas à agricultura familiar do estado de Sergipe já assinaram contratos de fornecimento.

As escolas

Integrantes da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) serão contemplados no programa Filé de Camarão na Alimentação Escolar. São eles: o Centro de Excelência Santos Dumont, Centro de Excelência Professora Ofenísia Freire, Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, Centro de Excelência Barão de Mauá, Centro de Excelência Nelson Mandela, Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza, Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz, Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, Escola Estadual 08 de Julho, Centro de Excelência Leandro Maciel, Centro de Excelência Coronel Francisco Souza Porto, Centro de Excelência José Rollemberg Leite, Centro de Excelência John Kennedy, Centro de Excelência Professor João Costa, Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, Centro de Excelência Governador Augusto Franco, Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, Centro de Excelência Professor Paulo Freire.

Já no âmbito da Diretoria Regional de Educação 1 serão contemplados: o Centro de Excelência Manuel Bonfim (Arauá), Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca (Boquim), Centro de Excelência Leonardo Gomes Carvalho Leite (Cristinápolis), Centro de Excelência Senador Walter Franco (Estância), Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça (Indiaroba), Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho (Itabaianinha), Centro de Excelência Dr. Jessé Andrade Fontes (Pedrinhas), Centro de Excelência Joaldo Vieira Barbosa (Salgado), Centro de Excelência Dom Vicente de Távora (Tomar do Geru) e Colégio Estadual Professora Josefina Leite Campos (Pedrinhas).

As unidades da Rede Estadual de Ensino que compreendem a Diretoria Regional de Educação 6 e que participarão do programa são: o Centro de Excelência Dr. Luiz Garcia (Brejo Grande), Centro de Excelência Manuel Dantas (Cedro de São João), Centro de Excelência Dr. Jessé Trindade (Ilha das Flores), Centro de Excelência Josino Menezes (Japoatã), Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo (Neópolis), Centro de Excelência Dr. Leandro Maciel (Pacatuba), Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa (Propriá), Centro de Excelência Mathias Barroso (Santana do São Francisco), Colégio Estadual Manoel Joaquim de Oliveira Campos (Amparo do São Francisco), Colégio Estadual São Francisco de Assis (Canhoba), Colégio Estadual Emiliano Guimarães (São Francisco), Colégio Estadual João Dias Guimarães (Malhada dos Bois).