O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública de Sergipe (Sindelimp-SE) realizou, na última quarta-feira, 1º, mais um importante ato pela luta por melhores condições de trabalho e para fortalecer toda a categoria, com a assinatura do ato de filiação à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (Conascon).
Em sessão solene com trabalhadores filiados, os dirigentes do Sindelimp e Conascon promoveram diálogo sobre a união da categoria, e enfatizaram a importância luta sindical.
“A gente está lutando pelo piso salarial dos garis e muitas outras bandeiras. A Conascon é uma federação que compreende o país todo, e essa filiação vem para proteger ainda mais o direito dos trabalhadores, para um trabalho digno, com menos acidentes de trabalho, com mais conscientização”, disse Anderson Vidal, presidente do Sindelimp-SE.
Para Moacyr Pereira, presidente da Conascon, é fundamental unificar o debate e igualar as boas condições de trabalho em todo o país.
“É muito importante que possamos promover um debate nacional, para nivelar o nível de decência em termos de trabalho em todo o Brasil. Existem vários lugares em que os garis trabalham em condições muito precárias, sem uniformes, luvas ou adicional de insalubridade, o que causa muitos acidentes. Temos discutido muito com os sindicatos patronais de limpeza urbana, e queremos estabelecer parceria para melhorar o nível salarial e estabelecer mais benefícios”, considerou.
Uma importante pauta, que vem sendo discutida pela entidade, é o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) nº 38, que objetiva estabelecer iniciativas de prevenção, segurança e saúde dos trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
A medida entrará em vigor em fevereiro de 2024 e, até lá, o Sindelimp-SE promoverá ações de conscientização da categoria e de cobrança das empresas.
“Essa NR vai proteger o trabalhador. Um exemplo são os estivos, que são barras de segurança que ficam nas compactadoras. Em Aracaju não tem mais, mas vão voltar por causa da norma. Os trabalhadores ficam submetidos à jornadas exaustivas, sofrendo bastante, com problemas físicos, por percorrer distâncias que podem chegar a mais de 45 km. O trabalhador não aguenta mais”, denunciou Vidal.
Conascon
A Conascon é uma entidade formada para fins de estudo, coordenação, proteção, orientação e representação legal das entidades sindicais de trabalhadores em empresas de prestação de serviços de asseio e conservação, limpeza urbana e áreas verdes. Seu objetivo é defender as categorias, com base unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização.
Fonte: Vértice Comunicação